O livro mais completo sobre a história da homossexualidade brasileira está de volta.
A nova edição da obra “Devassos no Paraíso: A homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade”, de João Silvério Trevisan (Objetiva) chega com a capa assinada pela cartunista Laerte. A obra ganhou novos capítulos que tratam do avanço de conceitos sobre sexualidades e gênero.
Segundo o autor, ele procurou abordar essa erupção inovadora dentro da comunidade LGBTQ, e as reações conservadoras de pânico diante dos novos costumes e corpos em transformação.
Num frutífero diálogo com diversos campos de conhecimento e expressões de nossa cultura – cinema, teatro, política, história, medicina, psicologia, direito, literatura, artes plásticas, entre outras artes -, João Silvério Trevisan realiza um estudo pioneiro sobre a homoafetividade no Brasil.
Considerado uma referência, “Devassos no Paraíso” atravessou gerações, provocou intensa interlocução com a comunidade LGBT e influenciou desde ações emancipatórias até pesquisas sobre gênero e sexualidade. Agora, esse monumental trabalho chega à sua quarta edição trazendo novos capítulos, imagens e texto atualizado sobre as lutas e conquistas dos direitos LGBT ocorridas no século XXI.
O livro estava em promoção de lançamento na Livraria da Folha de S.Paulo.