O Rio de Janeiro irá se vestir com as cores do arco-íris para celebrar o Mês do Orgulho LGBTI+ e mostrar que é uma cidade diversa e inclusiva. Uma galeria a céu aberto estará na orla da cidade com os postos de salvamento coloridos e com palavras de ordem. Além disso, os Arcos da Lapa e a Cidade das Artes serão iluminados com cores da bandeira LGBTI+.
Respeito, liberdade, amor, igualdade, afeto, vida e orgulho são palavras ricas em significado para pessoas LGBTI+. Por isso, a Prefeitura do Rio, através da Riotur, vai estampar as sete palavras nos postos de salvamento da orla, colocando a cidade novamente num cenário de respeito à diversidade e apoio às pessoas de diferentes identidades de gênero e/ou orientações sexuais. Também, uma placa informativa em cada posto trará as palavras traduzidas para inglês, italiano, francês, alemão e mandarim.
Além da orla, o centro da cidade e a Barra da Tijuca também ficarão mais coloridos em junho. Os Arcos da Lapa e a Cidade das Artes — sede da Riotur — serão iluminados, das 18h à 01h, com as cores da bandeira LGBTI+ entre os dias 25 e 28 de junho. Nesta data é celebrado o Dia Mundial do Orgulho LGBTI+, em homenagem à Revolta de Stonewall, um marco representativo na luta por direitos civis da população lésbica, gay, bissexual, travesti, transgênero, intersexual e de outras identidades de gênero e/ou orientações sexuais.
“A cidade do Rio é gigante na hospitalidade, inclusive com reconhecimento internacional. A Riotur, empresa de turismo da cidade, acende a luz para a diversidade brilhar. Somos todas as cores do arco-íris. Essa ação incrível na orla e a iluminação em pontos turísticos reafirmam que somos diversos, sem preconceitos e orgulhosos disso! Feliz a cidade que se posiciona como gay friendly!”, celebra a presidente da Riotur, Daniela Maia.
O projeto RIO DIVERSIDADE conta com apoio cultural da TIM e OrlaRio, e tem o apoio institucional da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDS) da Prefeitura do Rio.
“É maravilhoso poder ver cartões-postais do Rio reafirmarem nosso papel de cidade da diversidade. Somos pioneiros em nosso país quanto à criação de leis municipais que asseguram tratamento igualitário a todos e todas, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero, em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais. Tanto nossos turistas quanto nossos cidadãos merecem se sentir bem-vindos e respeitados, cientes de que, em caso de discriminação, podem contar com o poder público. A Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual está a postos para acolher quem precisar, pelo telefone 21 2976-9138 ou pelo e-mail, [email protected]“, diz o coordenador da CEDS, Carlos Tufvesson.
Foto: Rafael Catarcione/Riotur