Celebração do Dia do Orgulho LGBTI+ reúne 30 organizações de todo país

Amanhã, a partir das 14h, acontecerá o “Festival de Cultura e Parada Online do Orgulho LGBTI Brasil”. O evento acontecerá em celebração ao Dia Mundial do Orgulho LGBTI+ e será transmitido exclusivamente pelas redes sociais.

Serão 10 horas ininterruptas com diversas atrações culturais, saudações de personalidades, lideranças políticas, lideranças LGBTI+ e dos Direitos Humanos além de relatos de pessoas LGBTI+ com histórias marcantes de superação. A apresentação da Parada Online do Orgulho LGBTI+ Brasil será conduzida pela vice-presidente do Grupo Arco-Íris, Marcelle Esteves; Alessandra Ramos, coordenadora de pessoas trans da Aliança Nacional LGBTI, e o coordenador executivo do Grupo Arco-Íris / fundador da Parada LGBTI Rio, Cláudio Nascimento.

O ministro do STF, Luis Roberto Barroso; Luiz Mott – antropólogo, fundador do Grupo Gay da Bahia; a deputada federal Jandira Feghali; Carlos Minc – deputado estadual / RK; Erika Hilton – deputada estadual / SP; Eduardo Suplicy – vereador /SP, Beto Paes – ativista e secretário da Região Norte da Rede Gay do Brasil, Thayra Almeida Carolino- conselho fiscal grupo DiveRRsidade, foram algumas das autoridades e lideranças que enviaram saudações destacando a importância do Dia do Orgulho LGBTI.

O set artístico contará com performances exclusivas de artistas como Jane Di Castro, Lorna Washington, Elza Ribeiro, Suzy Brasil, Pocah, Projeto Síncope e Boi Garantido de Parintins, Coral Câmara LGBT do Brasil por Maestro Ettore Verissimo, Pietro Qvedo, Beny, Cariucha, Kellvn, Romero Ferro, Grupo Filhos de Sá e outras 30 atrações musicais e apresentações de poetas e outras expressões artísticas.

O evento é uma iniciativa da da Aliança Nacional LGBTI+, realizado junto com a União Nacional LGBTI, o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI do Rio de Janeiro e conta com a parceria da Associação da Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo, Rede Trans Brasil, Fórum Nacional de Pessoas Trans Negras, Rede Gay do Brasil, Grupo Dignidade de Curitiba, Grupo Gay da Bahia, Associação Brasileira de Famílias TransHomoafetivas, Instituto Transformar, Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e mais de 30 organizações de todo o Brasil.

Matéria escrita por
Otavio Furtado