Câmara de Comércio e Turismo LGBT presta contas sobre Campanha para Doação de Cestas Básicas e kits de higiene durante a pandemia

O mundo mudou. A pandemia do Covid-19 trouxe consigo inúmeras mudanças na sociedade mundial e o termo responsabilidade social nunca esteve tão em alta. No último mês, a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil lançou uma campanha de arrecadação para a doação de cestas básicas e kits de higiene para a comunidade LGBTQ+ da periferia. Para fazer a prestação de contas a todos que puderam auxiliar e estimular novas doações, apresentamos a entrega de itens doados. Foram sabonete líquido, água sanitária, roupas, calçados, cestas básicas, materiais descartáveis, entre outros, entregues com auxílio de quatro instituições:  Casa Florescer, Projeto Séfora’s, Instituto Nice e Família Stronger.

À Casa Florescer, uma instituição de acolhida para mulheres travestis e transexuais, distribuiu 30 litros de sabonete líquido, além de 90 litros de água sanitária e 12 litros de álcool em gel 70%, frutas e legumes frescos. Já o Projeto Séfora’s, que é um grupo de Inclusão Religiosa e Social de Travestis e Transexuais, ajudou na entrega de 4.000 colheres de plástico para refeição, além de 600 sacos de lixo preto, 4.000 copos descartáveis e 4.000 marmitex bandeja isopor. Voltado à reinserção social e profissional do público LGBTQ+, o Instituto Nice distribuiu roupas, calçados e também 45 cestas básicas. E a Família Stronger, que conta com cerca de 250 membros para lutar contra a discriminação, também ajudou com a distribuição de 40 cestas básicas.

“Nosso maior objetivo com essas doações foi capitanear os recursos e materiais para depois selecionar entidades e grupos mais necessitados para conseguir ajudar os que estão mais vulneráveis.  Em um primeiro momento, começamos atendendo a população LGBTQ+, no entanto, já ampliamos para outros grupos vulneráveis. Resolvemos usar o alcance da Câmara LGBT, além dos nossos parceiros e associados, para incentivar as doações para quem necessita. Entendemos que podemos ser uma fonte de captação para repassar às entidades que fazem o trabalho social”, declara Ricardo Gomes, Presidente da Câmara LGBT.

O grande objetivo da campanha é tentar minimizar o sofrimento e as dificuldades das pessoas que estão passando por necessidades durante a pandemia do Covid-19. Na entregas das doações o espírito de solidariedade é o que prevalece. Nos registros fotográficos feitos para a prestação de contas, um pedido é escutado: que esses gestos sejam inspiradores e que mais pessoas possam abraçar a causa.

“Começamos sozinhos, mas hoje temos também ajuda de entidades, como a Ong Comeia Vegan, que nos ajuda a cumprir nossas metas de doações. Sem contar as pessoas que estão fazendo suas doações, além daquelas que estão arrecadando dinheiro e doações entre seus amigos, ajudando ainda mais o nosso trabalho”, conclui Ricardo.

Todos podem continuar contribuindo. As doações que forem realizadas para a Câmara LGBT serão transformadas em cestas básicas e também em kits de higiene para distribuição, além de outras necessidades que vamos recebendo de quem mais precisa. Para as doações não há um valor pré-estabelecido para doação e que qualquer ajuda é bem-vinda neste momento.

Confira os dados da conta para depósito

Banco do Brasil (001)

Agência: 1202-5