Brasil sedia evento pós-pandemia para promover intercâmbio

O Brasil sediou na última quinta-feira (13) evento pós-pandemia para promover o intercâmbio. O encontro, realizado na CCBC – Câmara de Comércio Brasil-Canadá, em São Paulo, contou com a presença de representantes de instituições de ensino como universidades e escolas, agências de intercâmbio e órgãos de educação de países interessados em incentivar a vinda de estudantes para o Brasil como Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

Representantes de instituições de ensino e agências de intercâmbio presente no evento Study in Brazil by Belta (Imagem: Arquivo)

O evento sinalizou um importante marco na retomada do setor de intercâmbio no país, que foi duramente afetado pela pandemia de covid-19. Durante o encontro, os participantes discutiram as oportunidades educacionais e culturais oferecidas para alunos estrangeiros, além da necessidade de fortalecer a imagem do Brasil como um destino de alta qualidade para estudantes internacionais.

“O Brasil é um país que mais muitos estudantes para o estrangeiro para estudar, mas recebemos muito pouco. Esse encontro foi vital para entendermos quais pontos precisamos focar para mostrar ao mundo a potência brasileira, não somente no ensino, mas na área cultural, esportiva e ambiental. O nosso maior ativo é a diversidade. A união entre todas as instituições participantes é essencial para revermos as políticas públicas, de modo a fomentar os acordos internacionais de intercâmbio e promoção da língua portuguesa” explica Antonio Bacelar, Diretor de Operações da Belta e palestrante do evento.

Segundo dados do Ministério da Educação, em 2020, o Brasil recebeu mais de 17 mil estudantes internacionais somente para o ensino superior. Esses números demonstram o potencial do país em atrair estrangeiros em busca de uma experiência acadêmica enriquecedora. O evento coloca o Brasil como um destino promissor para aqueles que desejam ampliar seus horizontes acadêmicos, profissionais e pessoais.