Atibaia, município no estado de São Paulo, se prepara para um momento de celebração e resistência: no dia 24 de agosto, acontece a Parada do Orgulho LGBTQIAP+, que este ano ganhou ainda mais relevância ao ser um dos 35 projetos selecionados no edital +Orgulho, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte). O programa tem como objetivo fortalecer iniciativas culturais que promovam a visibilidade e o respeito à comunidade LGBTQIAP+.
Com o tema “Gente Feliz e que se Aceita”, o evento busca refletir sobre autoestima e felicidade como formas de resistência, celebrando não apenas a existência LGBTQIAP+, mas também as conquistas históricas que permitiram que essa manifestação acontecesse.
“Ver Atibaia entre os selecionados em um edital de um estado com mais de 600 municípios já é motivo de comemoração“, destaca Lucas Arena, proponente do projeto e idealizador do Coletivo Aceita — reconhecido nacionalmente como uma das dez melhores iniciativas pela diversidade em sua categoria, segundo premiação do Ministério da Cultura. “Realizar a Parada também é nossa forma de agradecer à comunidade da região pelos oito anos de apoio à Festa Aceita“, completa Lucas.
O evento contará com a presença de coletivos parceiros da região, como o Coletivo Janaína Dutra (Bragança Paulista), Pajubá de Atibaia e o Coletivo LGBT de Extrema (MG). As atrações, participações especiais e local da Parada serão divulgados em breve nas redes sociais oficiais: www.instagram.com/paradadeatibaia.