Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

AssociadosMercadoTurismo

Accor reforça compromisso com a diversidade e inclusão LGBTI+

A Accor, associada da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, divulgou nesta terça-feira (25) seus resultados financeiros de 2024, destacando não apenas seu crescimento econômico, mas também seu compromisso com a diversidade e inclusão. Durante coletiva de imprensa no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, o grupo reforçou seu engajamento com a comunidade LGBTI+ em sua cultura corporativa e estratégias de expansão.

Executivos Accor Americas PM&E – Da esquerda para a direita_ Mauro Rial, Abel Castro, Antonietta Varlese, Diego Suarez, Fernando Viriato, Thomas Dubaere, Olivier Hick, André Sena e Priscilla Barcelos

Inclusão e representatividade LGBTI+

A Accor demonstrou avanços significativos na inclusão da comunidade LGBTI+ em 2024, com 17% de seus colaboradores se autodeclarando parte deste grupo. Destes, 14% ocupam cargos de liderança e 1% são pessoas trans. Esses números refletem a abordagem do grupo, que realiza um censo interno a cada dois anos para mensurar e incentivar a diversidade com base na autodeclaração dos colaboradores. “Realizamos um censo a cada dois anos, e isso é essencial porque os dados são baseados em autodeclaração, que é a forma correta, moderna e consensual de coletar essas informações“, explica Fernando Viriato, SVP de Talento e Cultura da Accor.

O comprometimento da empresa também se reflete nos prêmios conquistados em 2024, incluindo o selo da Human Rights Campaign (HRC) na Argentina, Brasil, Chile e México, além do reconhecimento no ranking Great Place To Work Diversidade no Brasil.

O CEO da Accor Américas, Thomas Dubaere, enfatizou que a inclusão e a diversidade não são apenas tendências passageiras, mas aspectos fundamentais para a empresa. “O posicionamento da Accor sobre ESG e DEI não é uma tendência passageira, faz parte de nossa estratégia, faz parte de nosso propósito e também é a resposta para o hóspede que está cada dia mais buscando hotéis, não apenas com valores, mas também com ações e objetivos claros“, destacou Dubaere.

Antonieta Varlese, SVP de Comunicação e Sustentabilidade, reforçou a continuidade das diretrizes da Accor, ressaltando a rede como pioneira tanto nas iniciativas de sustentabilidade quanto nas voltadas para a igualdade e a diversidade.

Diversidade no mercado de trabalho

A Accor também avançou na inclusão no ambiente corporativo. Em 2024, mais de 9.000 novos colaboradores foram recrutados, e 130.000 horas de treinamento foram realizadas. No Brasil, a empresa ofereceu cursos gratuitos de curta duração em hospitalidade para 105 imigrantes e refugiados, resultando em mais de 200 contratações entre 2023 e 2024, com destaque para venezuelanos, angolanos e haitianos.

Os esforços da Accor também foram reconhecidos pelo Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo, em razão de iniciativas como o Canal Mulher. Disponível no Brasil e recentemente expandido para o Chile e México, o programa oferece apoio jurídico, psicológico e social a funcionárias em situação de violência.

Crescimento e novas oportunidades

Além dos avanços em diversidade, a Accor também registrou crescimento expressivo em 2024, com uma receita de 5,606 bilhões de euros, um aumento de 11% em relação a 2023. O grupo inaugurou 293 novos hotéis e assinou 28 contratos na região das Américas, incluindo sua entrada na República Dominicana com três novos empreendimentos.

Os investimentos também se refletem no programa de fidelidade ALL, que cresceu 14% em número de associados ativos. Parcerias estratégicas, como a ampliação da colaboração com a companhia aérea Azul, reforçam os benefícios oferecidos aos clientes e consolidam a presença da Accor no mercado latino-americano.

Sustentabilidade e compromisso ambiental

O Grupo Accor segue inovando em sustentabilidade, com mais de 80 hotéis certificados em critérios ambientais e a meta de atingir todo o portfólio até 2026. O programa “Skip the Clean” nas Américas incentiva a conservação de recursos hídricos e energéticos, oferecendo pontos no programa ALL para hóspedes que optam por não solicitar a limpeza diária de seus quartos.

A empresa também firmou parcerias para promover um turismo mais sustentável, incluindo um projeto com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, incentivando visitas a parques estaduais. Além disso, 70% dos hotéis nas Américas eliminaram 100% do plástico de uso único nas áreas internas, reduzindo significativamente seu impacto ambiental.

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.