Projeto Sapatrônica é um guia construído a muitas mãos que propõe reunir memórias e afetos das lesbianidades da cidade de São Paulo através de entrevistas, vídeo-poemas e áudios disponibilizados numa plataforma online. Sapatrônica foi idealizado por Beatriz Cruz performer, atriz e educadora e Marina Bastos, diretora, editora e roteirista. O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) e tem lançamento oficial do site no sábado, 26 de agosto, às 17h na Casa 1 com o apoio do CineSapatão.
SaPatrônica surge de um desejo de verbalizar e compartilhar experiências e vivências de lésbicas e suas relações com o espaço público e urbano, uma verdadeira cartografia afetiva lésbica na cidade de São Paulo. Um mapa audiovisual de vivências, memória e afetos sapatão, traduzidos em pequenos documentários poéticos e audiotours. “Muitas vezes a gente não conhece a história sapatã da cidade e temos a vontade de entender que a nossa vivência é importante para compor essa rede de memórias. Acho que existem fatos históricos que são muito relevantes e que, com o tempo e o distanciamento cronológico, a gente consegue ter mais noção e nitidez dessa importância. Mas as pequenas coisas, os acontecimentos do cotidiano, também são imprescindíveis.”, afirma Beatriz Cruz.
Sapatrônica teve início em março de 2023 com o laboratório “Percorrer a Cidade” com três encontros de caminhada pelo centro de São Paulo para um resgate histórico da ocupação lésbica, derivas para refletir sobre os diferentes usos dos espaços e para a criação de diferentes corpografias lésbicas na cidade, uma espécie de cartografia de momentos, passados e futuros. “A história LGBTQUIAP+ da cidade sempre foi mais contada pelos homens gays e cis. Estamos tentando equalizar esse desequilíbrio”, diz Marina Bastos.
O site se resume em um espaço poético que irá reunir informações e memórias articuladas em peças em vídeo e áudio co-criadas em Laboratórios de Criação através da convocação de lésbicas, sapatões, mulheres bissexuais, transmasculinos e pessoas não-binárias para participar do processo e partilhar relatos, histórias e perspectivas de futuro.
O lançamento do site acontecerá no sábado, 26 de agosto, às 17h na Casa 1, onde participantes poderão acessar o conteúdo através de QR Codes, assistir aos curta-metragens produzidos nos Laboratórios e residências artísticas, além de uma confraternização.
Dentro da programação, no dia 27 de agosto, está prevista uma caminhada pelo centro de São Paulo para um reconhecimento histórico da ocupação lésbica. Em grupo será realizado um trajeto que passará por locais de memória, onde serão compartilhados áudios e materiais de arquivo sobre cada um destes espaços. As inscrições podem ser feitas pelo site do Sesc.
Evento de lançamento do site
data: 26/08 (sábado)
horário: das 17h às 21h
local: Casa 1 (R. Adoniran Barbosa, 151)
Programação
17h – 18h30: chegada e mapa físico exposto, com QR codes para as pessoas verem vídeos e áudios.
18h30: Apresentação Projeto e site (projetando)
19h – 20h15: Sessão dos vídeos
20h15 – 21h: Confraternização
Caminhada
data: 27/08 (domingo)
horário: das 11h às 14h
ponto de encontro inicial: Térreo – Sesc 24 de Maio
inscrições: https://www.sescsp.org.br/programacao/percorrer-a-cidade-memorias-sapatao-no-centro-de-sao-paulo/
30 vagas (ordem de inscrição)