Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Turismo

Conturesp revela estratégias para impulsionar turismo em São Paulo

Na manhã da última terça-feira (14/3), o Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp) realizou sua terceira reunião do ano na sede da Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagem do Estado de SP). Durante o encontro, os membros do conselho apresentaram diversos temas relevantes e discutiram estratégias para impulsionar ainda mais a atividade turística no estado de São Paulo.

“O fortalecimento do interior é visível ainda mais agora com a inauguração dos aeroportos dos municípios de Araraquara, São Carlos e Franca”, informou Roberto de Lucena, titular da pasta estadual de Turismo. Em seguida, relatou as positivas ações do governador Tarcísio de Freitas frente à tragédia ocorrida recentemente, com as fortes chuvas, no Litoral Norte de SP, em especial na cidade de São Sebastião. “Mais de mil profissionais de segurança, de saúde, de logística e policiais, entre outras categorias, estiveram no local desobstruindo estradas e acessos, em tempo recorde, além de total ajuda humanitária com alimentos e agasalhos. “Em parceria com a ABIH-SP, pudemos ocupar pousadas e hotéis para receber 1140 desabrigados e desalojados com pensão completa. Em breve haverá 300 moradias em Bertioga”, relatou o secretário.

Lucena também observou que a volta da exigência de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália ingressarem no Brasil, medida recentemente tomada pelo Ministério das Relações Exteriores, não é uma ação benéfica para o avanço do setor, “pois é necessário sempre facilitar e atrair a vinda de novos fluxos de turistas”.

Em seguida os integrantes do Conturesp ficaram inteirados sobre o novo mapa das 47 Regiões Turísticas do estado que congrega 389 municípios. “Trata-se de uma grande oportunidade para estes destinos avançarem enquanto atrativos organizados para sua região, que somam 60% do território de São Paulo”, afirmou a turismóloga da Coordenadoria de Turismo (Cotur) da Setur-SP, Elaine Papoy, responsável pelo Programa de Regionalização”. Por sua vez, Fábio Torquato, também técnico da Cotur, disse “que todos os destinos do Mapa estão inseridos em destaque nos programas da Secretaria”. Fábio Montanheiro, técnico responsável pelo CIET – Centro de Inteligência da Economia do Turismo, da Setur-SP, elencou os novos projetos para 2023:

  • Indicadores de sustentabilidade
  • Índice estadual de turismo
  • Pesquisa de Demanda Turística
  • Monitoramento de fluxos mais precisos
  • Novos acordos de troca de dados
  • Treinamento e capacitação de municípios
  • Bases de dados mais modernas.

Fernanda Herbella, delegada Divisionária de Polícia DEATUR (Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista), explicou como funciona esta proteção ao turista, distribuída por seis delegacias, com atendimento especializado, delegacias em pontos de circulação de turistas, além de policiais preparados (fluentes em línguas estrangeiras).  Ao final, Fernanda, juntamente com o professor Alexandre Panosso Netto, da USP, anunciou aos presentes que cada um deverá fazer um retrato de sua entidade que, futuramente, deverá se tornar o Livro do Conturesp. A reunião do Conselho também contou com a participação da secretária executiva da Setur-SP, Luciane Leite, do coordenador de Turismo da Setur-SP, Rodrigo Ramos e de Alessandro Luís de Godoy, secretário de divulgação e turismo de Pedreira.

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.