A primeira edição da ExpoRio Turismo, maior evento de turismo do estado do Rio de Janeiro, aconteceu entre os dias 24 e 27 de março. Cerca de quatro mil pessoas passaram, diariamente, pelas áreas de atração focadas nos segmentos de Negócios, Cultura, Gastronomia e Entretenimento. A ExpoRio Turismo marcou a retomada das atividades do setor, reunindo os principais players da cadeia produtiva de forma inédita no Jóquei Clube Brasileiro.
O projeto foi realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), com apoio da Fecomércio RJ por meio dos seus braços operacionais Sesc RJ e Senac RJ. A iniciativa ampliou a oferta turística fluminense na volta das atividades do setor e integrou ações entre os setores público e privado, que participaram da ação.
“Ao longo desses dias, transformamos o Jóquei Clube Brasileiro na casa do turismo fluminense. Tivemos um resultado muito expressivo em todas as atividades da ExpoRio Turismo. Acreditamos que, a partir daqui, demos um primeiro passo para um legado nas ações de promoção turísticas do estado. Tivemos a expressiva participação dos municípios, que trouxeram cultura, gastronomia, história e atrativos. Esse é um grande passo rumo à retomada”, ressaltou Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo.
Nos quatro dias, a ExpoRio Turismo apresentou as experiências e atrativos dos 92 municípios que compõem o estado. Cinquenta e sete municípios participaram do Boulevard “Tô no Rio”, espaço institucional onde os representantes tiveram a oportunidade de mostrar o que há de melhor nos seus destinos. O encontro comercial “O Rio é de Vocês” contou com a presença de 250 participantes, além de 40 expositores, reunindo operadores e fornecedores nas chamadas “rodadas de negócios”.
O espaço “Artesanato RJ” teve a representação das 12 regiões turísticas do RJ em espaços exclusivos. Cinquenta municípios participaram do pavilhão dedicado às técnicas e à pluralidade dos trabalhos feitos pelos artífices. No espaço do Turismo Rural, 27 agroindústrias da agricultura familiar estiveram presentes ofertando produtos de relevância turística.
O Presidente da Câmara LGBT, Ricardo Gomes participou como convidado na palestra “Contemporaneidades e novas demandas do Turismo: casamento, LGBTI+, Pet Friendly e Inovação, que aconteceu no dia 26 de março falando sobre o mercado de Turismo LGBTQIA+.