Falar de orientação homossexual ou identidade de gênero de mulheres é um tema que ainda é visto como um tabu na sociedade. Ao longo dos anos, as mulheres LBTI+ têm lutado pelo seu espaço na sociedade e, claro, buscado maior visibilidade em toda a cadeia de valor, ou seja, nos âmbitos sociais, culturais, econômicos, políticos, entre outros. Com a proposta de abordar sobre os avanços nos direitos das mulheres LBTI+ e falar sobre visibilidade, saúde e benefícios no meio corporativo, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ vai realizar nesta quarta-feira (21/07), às 18h, o webinar Mulheres LBTI+ nas empresas, em seu canal do YouTube.
Entre as convidadas estão: Marina Ganzarolli, advogada especialista em compliance cultural, direito da mulher e diversidade, com mais de 15 anos de atuação com mulheres e pessoas LGBTI+ vítimas de violência, além de cofundadora do Coletivo Feminista Dandara do Direito-USP; Luanda Pires, advogada e palestrante, especialista em direito contratual, LGBTI+ e de gênero, cultura inclusiva e Diversidade & Inclusão e Márcia Rocha, empresária, advogada integrante da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP, com assento no Comitê de Direitos Sexuais da World Association for Sexual Health, fundadora e coordenadora do Projeto Transempregos.
A abertura do evento ficará sob responsabilidade de Cecília Margutti, advogada e head de Diversidade e Inclusão do Stocche Forbes Advogados, empresa signatária do Fórum, e contará com comentários de Debora Gepp, socióloga certificada pelo Programa de Liderança Executiva LGBTQ da Stanford University, cofundadora da Rede Brasileira de Mulheres LBTQ+ e líder do Comitê de Mulheres LBTQ+ do Grupo Mulheres do Brasil e da advogada Melissa Cassimiro.
Na ocasião, também serão apresentadas histórias reais de conquistas e desafios de diferentes mulheres, entre elas, da Isadora Messias, que foi acolhida na Casa Florescer e, hoje, é assistente de produção da MCM Brand Experience. Haverá, ainda, um vídeo focado em saúde de pessoas LGBTI+ produzido por Cynthia Maranhão, diretora médica para América Latina da Corteva AgroSciences, uma multinacional do ramo agro e signatária do Fórum LGBTI+, além da participação de Livia Gali, coordenadora de recrutamento da Bain Company para comentar sobre a temática de saúde. A moderação ficará a cargo de Keka Barbosa, social media do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. A iniciativa conta com apoio da MCM Brand Experience.
Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
Criado em março de 2013, o Fórum é movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. Nosso propósito é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além de eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+”, expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Conheça mais em: https://www.forumempresaslgbt.com/