Hoje, dia 24 de abril, o Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, foi palco do primeiro dia da 8ª Conferência Internacional da Diversidade, um evento que reúne especialistas, gestores e empresários do setor turístico para discutir e promover a diversidade no turismo. Com uma programação repleta de palestras e debates, o foco do dia foi a importância da diversidade no desenvolvimento do turismo e suas diversas vertentes. A 8ª Conferência Internacional da Diversidade conta com apresentacão da Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo, com o apoio master da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e da Meta.
A abertura do evento contou com uma palestra inspiradora do Assessor Executivo da Coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Daniel Noble. Em sua fala, Noble destacou a prioridade que a Embratur dá à diversidade, ressaltando como isso fortalece a imagem do país. Ele delineou os pilares sobre os quais a Embratur trabalha: Sustentabilidade, Transparência, Autenticidade, Informação e Profissional/Estratégia.
Em seguida, Aline Delmato, Gestora Estadual do Turismo do SEBRAE-SP, trouxe à tona a importância da diversidade e o potencial de empregabilidade e empreendedorismo dentro da comunidade LGBTI+. Delmato destacou como o SEBRAE, por meio de seu departamento de diversidade, apoia esse público. Laurence Brotero, Executiva de Contas Brasil da Sky Airline, e Genilson Coutinho, Representante da Câmara LGBT na Bahia, seguiram com um diálogo sobre a parceria entre a Sky Airline e a Câmara LGBT desde 2019.
O impacto das Paradas do Orgulho LGBT+ no turismo foi o tema da palestra de Almir Nascimento, Diretor de Relações Institucionais da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Ele destacou como o evento, que este ano chega à sua 28ª edição, transformou o cenário turístico da cidade, mobilizando toda a comunidade para receber turistas durante a semana que antecede a Parada, marcada para o dia 02 de junho.
A Conferência contou ainda com uma palestra sobre o estado de Goiás, patrocinadora do evento, ministrada por Alexandrina Alves Silva, Gerente de Projetos de Fomento ao Empreendedorismo e Atração de Investimentos da Goiás Turismo. Ela destacou as iniciativas do estado para promover o empreendedorismo e atrair investimentos, mostrando como a diversidade é um dos pilares do turismo em Goiás.