CulturaEventos

30º Miss Brasil Trans uma celebração de visibilidade e empoderamento

O Miss Brasil Trans, evento pioneiro e de cunho sociocultural, celebra em 2024 seus 30 anos de existência. Este marco significativo será comemorado com uma edição especial, que acontecerá no dia 10 de junho, a partir das 17h00, no icônico Theatro Municipal de São Paulo. A entrada é gratuita, e o pré-cadastro pode ser feito pelo link.

Desde sua criação em 1994 por Rosana Star, o Miss Brasil Trans tem sido mais do que um concurso de beleza; é uma plataforma poderosa que utiliza moda, arte e cultura para transformar a vida de pessoas trans, muitas vezes marginalizadas na sociedade. Ao longo dessas três décadas, o evento tem desempenhado um papel crucial na melhora da autoestima e na promoção da visibilidade positiva para a comunidade trans brasileira.

A Trajetória de Luta e Perseverança

O caminho percorrido pelo Miss Brasil Trans foi desafiador. Desde sua fundação, Rosana Star enfrentou uma série de obstáculos para manter o concurso relevante e ativo. A determinação e esforço constante foram fundamentais para solidificar a credibilidade do evento a cada edição. Hoje, o Miss Brasil Trans é amplamente reconhecido e discutido na mídia e na sociedade, desempenhando um papel significativo na luta contra a transfobia e na promoção do respeito e da inclusão.

Rosana Star, criadora e idealizadora do Concurso Miss Brasil Trans (Foto: Divulgação)

Rosana Star, criadora do concurso, relembra que os concursos de beleza trans costumavam ocorrer na região conhecida como “boca do lixo”, frequentada por um público específico de São Paulo, majoritariamente frequentadores de boates. Saindo de uma família circense, ela decidiu inovar, levando o concurso para fora desse ambiente marginalizado. O sucesso do primeiro evento atraiu a atenção de grandes nomes da época, como Jair Rodrigues, Maria Alcina, Elke Maravilha e Roberta Close, levando Rosana a expandir os horizontes do concurso para locais renomados como o Anhembi e o Teatro Sérgio Cardoso, incorporando espetáculos para destacar a cultura LGBT.

A realização do evento no Theatro Municipal de São Paulo foi um marco, possibilitado pela dedicação da Coordenadora de Políticas para LGBTI+ da Prefeitura de São Paulo, Leonora Áquilla, que tornou o pedido de Rosana uma realidade. A celebração dos trinta anos promete ser um espetáculo emocionante, com a participação de artistas renomados, incluindo uma cantora trans recém-chegada da Itália. Este evento pioneiro não apenas moldou o formato de concursos futuros, mas também trouxe visibilidade crucial para a comunidade trans. Rosana Star está entusiasmada em prestar uma homenagem especial à estilista e percursora Miss Biá e ao próprio Theatro Municipal, com a apresentação da performance “Paris Paname”, de Joséphine Baker. “Foi um presente dos deuses poder comemorar esses trinta anos ao lado de um elenco fabuloso de grandes estrelas. Vai ser um espetáculo maravilhoso”, afirma.

A edição especial de 30 anos está programada para ser uma noite de luxo e glamour, reafirmando o compromisso do concurso com o empoderamento e a resistência. A escolha do Theatro Municipal de São Paulo como cenário para essa celebração é emblemática, dada sua importância histórica e cultural. O Miss Brasil Trans transcende a ideia de um mero concurso de beleza; ele se tornou um símbolo de transformação social. Ao dar voz e visibilidade à comunidade trans, o evento contribui para a promoção da aceitação e do respeito, desempenhando um papel fundamental na mudança positiva da percepção pública sobre as pessoas trans. Cada edição representa uma oportunidade para reafirmar valores de respeito, diversidade e inclusão na sociedade.

30º Miss Brasil Trans

Data: 10 de Junho de 2024, segunda-feira, 18h00 (acesso a partir das 17h00)

Local: Theatro Municipal de São Paulo.Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo – SP

Entrada: Gratuita através do link (Leve um agasalho de frio para doar ao Rio Grande do Sul)