A Agência Nacional de Cinema (Ancine) afirmou que 70,7% dos profissionais da cadeia do audiovisual eram pessoas brancas, 5,3% pardas e 3% pretas em 2018. Por mais que, ao longo desses seis anos, a proporção de especialistas tenha variado, é evidente que o segmento ainda não reflete a diversidade do país de maneira fiel. Foi com a intenção de reverter essa perspectiva e fomentar a indústria independente que a Cine Diversidade chegou à sua 6ª Edição em 2024, com a programação online mais extensa da história da iniciativa. Com palestras, oficinas e exibição de filmes no canal no Youtube da ColetivA DELAS, as produções exibidas na Mostra ainda estão sujeitas à votação popular por meio de likes e visualizações.
Além da agenda presencial, em cinco bairros diferentes do Rio de Janeiro, a programação online acontece de 5 a 22 de setembro. Durante o período, os filmes estarão concorrendo a um prêmio de R$ 600,00 (seiscentos reais) e acesso gratuito ao conteúdo completo EAD do Programa Diversidade Criativa – primeira formação e aceleração empreendedora de negócios e projetos criativos com foco em diversidade. As equipes contempladas também terão acesso a uma mentoria gratuita com a equipe da ColetivA DELAS sobre captação de recursos. No total, serão exibidos 35 filmes de todo o Brasil.
Além de assistir, os usuários também poderão participar, nos dias 11 e 12 de setembro de forma remota, da oficina “Internet em prol da diversidade: o sucesso das produções web LGBTQIAPN+”, ministrada por Germana Belo, criadora e roteirista das webséries “RED” e “As Love Goes”, e roteirista da websérie “Sui Generis” – todas com temática LGBTQIAP+.
A VI Mostra Cine Diversidade é uma iniciativa que visa estimular a discussão sobre a multiplicidade de corpos e a produção de cinema independente nacional. O objetivo é criar um ambiente de troca entre produtores, cineastas e público, viabilizando espaços de interação dentro e para além da sétima arte, considerando, principalmente, a origem das produções e a composição das equipes.
Na 6ª edição, a mostra reúne filmes de diversas regiões do Brasil, com 53% dos filmes provenientes da região sudeste, 25% da região nordeste, 11% da região centro-oeste, 9% do sul e 2% da região norte. Além disso, 98% das equipes contam com mais de 3 pessoas LGBTQIAPN+, 93% dos filmes possuem mais de 3 mulheres em suas equipes, 77% das produções com mais de 3 pessoas negras, 14% dos times incluindo mais de 3 pessoas com deficiência, 13% com pelo menos 3 pessoas indígenas e 74% das equipes sendo formadas por pessoas de periferias, zonas rurais ou favelas.
“A representatividade é um valor fundamental para a Cine Diversidade. Queremos promover o reconhecimento de diferentes identidades e experiências por meio do cinema. Ao dar voz e espaço para produções que abordam questões relacionadas à diversidade de gênero, sexualidade, raça, etnia, deficiência e origem socioeconômica, contribuímos para a construção de uma indústria audiovisual mais inclusiva e plural”, comenta Karina de Abreu, diretora da ColetivA DELAS e co-idealizadora da Cine Diversidade.
Sobre a ColetivA DELAS
A ColetivA DELAS é um hub de impacto social que desenvolve soluções criativas para promoção da agenda ESG, conectando marcas e pessoas, a partir do olhar da diversidade, equidade e inclusão. Fundada e liderada por mulheres, a empresa atua no desenvolvimento de projetos de impacto social e cultural, com foco em ações de empreendedorismo, educação e inclusão. A partir de uma abordagem inovadora, a ColetivA DELAS já impactou mais de 22 mil pessoas e captou mais de R$ 5 milhões em recursos para a execução de projetos via leis de incentivo e editais.
Serviço
VI Mostra Cine Diversidade
Data: 5 a 22 de setembro de 2024
Programação online: Canal do YouTube da ColetivA DELAS
Inscrições para a oficina: www.cinediversidade.com.br
Mais informações: www.cinediversidade.com.br