Celebrando mais de duas décadas de colaboração, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) anunciam novas ações conjuntas em 2025, alinhadas ao tema da Parada do Orgulho LGBT+ deste ano. A iniciativa destaca questões como envelhecimento com dignidade, direitos da comunidade LGBT+ e melhores condições de trabalho.
A UGT reafirma sua oposição a escalas abusivas, como a 6×1, e reforça seu compromisso com direitos humanos e um futuro mais justo, especialmente para idosos no mercado de trabalho. A parceria também visa ampliar o debate sobre a realidade dos LGBT+ idosos no Brasil, promovendo políticas públicas inclusivas.
Visibilidade e Ação na ParadaSP
Os tradicionais galhardetes da ParadaSP ganharão destaque este ano com o apoio da UGT. A estrutura da 11ª Exposição UGT da Paulista – Cidades: Meio Ambiente e Direitos Humanos será utilizada para amplificar a mensagem “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”, reforçando o compromisso com direitos humanos e ocupação cultural do espaço público.
No dia do evento, uma faixa pelo fim da escala 6×1 será exibida próximo ao primeiro trio elétrico, antes dos discursos oficiais, unindo as pautas trabalhistas e de direitos civis.
Cidadania, Sustentabilidade e Povos Originários
A parceria também aborda temas como sustentabilidade e valorização dos povos originários. Diego Oliveira, Diretor Cultural da ParadaSP, destacou: “Um futuro melhor para a população LGBT+ é um futuro melhor para todos, independente de identidade de gênero ou orientação sexual. A UGT tem sido nossa parceira nessa luta, e queremos ampliar essa união para levar dignidade a todos, especialmente aos povos originários.“