Em 17 de maio de 1990, a OMS desclassificou a homossexualidade como distúrbio mental, substituindo o termo “homossexualismo” por “homossexualidade”. Desde 2004 a data passou a ser celebrada como o Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, reconhecendo a diversidade de orientações sexuais, identidades de gênero e características sexuais.
Em 22 de maio, é lembrado o aniversário de Harvey Milk, um líder na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. Milk, o primeiro político abertamente gay eleito na Califórnia em 1977, foi assassinado em 1978. Ele é conhecido por ter concebido a bandeira do arco-íris, símbolo mundial da comunidade LGBTQIA+, que representa tanto a luta e resistência como a alegria, felicidade e amor dessa comunidade diversa.
O aplicativo Scruff, destinado a comunidade LGBTQIA, foi fundado em 2010 por Johnny Skandros e Eric Silverberg, o Scruff é o único app do seu segmento que foi criado e é gerido por pessoas LGBTQIA+. Acreditando na importância de combater preconceitos, o Scruff está lançando duas campanhas de conscientização nas redes sociais durante o mês do Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia.
Essas campanhas têm o objetivo de chamar a atenção para a realidade da LGBTfobia enfrentada pela comunidade LGBTQIA+, incluindo violência, discriminação e preconceito. O Scruff continua sendo uma plataforma que busca trazer visibilidade e representatividade para a comunidade, promovendo a igualdade e a luta contra a intolerância.