Mais de 200 representantes de instituições públicas e privadas, além de organizações da sociedade civil de diversas regiões do país, participaram, até o domingo (13), no Bahiamar Hotel, na orla de Salvador, do 10º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros. O evento foi aberto na noite da quinta-feira (10), com debates sobre temas como racismo, transfobia e a defesa dos direitos da população trans negra.
A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), que desenvolve ações de capacitação e estruturação de roteiros turísticos voltados à comunidade LGBTQIAPN+.
“Enquanto promovemos a Bahia como um destino acolhedor para o público LGBT+ no Brasil e no exterior, também atuamos no fortalecimento de eventos que atraem turistas desse segmento ao nosso estado. Esse encontro, com sua forte representatividade nacional, é um exemplo. Aproveitamos a ocasião para divulgar as diversas ações inclusivas promovidas pelo governo baiano”, explicou à época Jeane dos Anjos, técnica da Coordenação de Regionalização da Setur-BA.
Thiffany Odara, organizadora do evento, destacou a importância da pauta: “Nosso objetivo foi enfatizar o papel das pessoas travestis e trans negras, propondo ações efetivas de garantia do direito à vida e de combate às violações de direitos. E nada mais simbólico do que realizar isso em Salvador, a cidade mais negra do mundo fora do continente africano.”
A programação incluiu ainda visitas ao Casarão da Diversidade e ao Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, localizados no Pelourinho, além de um city tour e atividades culturais no Dique do Tororó.