O Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema (RioFGSC) chega ao nono ano levando 12 filmes LGBTQI+ de ficção, documentário e animação, em longa e curta-metragem para o Drive-in das Artes.
O festival é marcado pela estreia no Rio do longa Rainha da Lapa, que conta a história de vida da ativista Luana Muniz, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. O filme realizado pelo diretor e produtor americano, Theodore Collatos e pela diretora e produtora brasileira, Carolina Monnerat, foi premiado em diversos festivais de cinema, entre eles o NewFest de Nova York.
Onze filmes brasileiros e internacionais da Espanha, EUA, França e Holanda serão exibidos em dois programas de curtas do festival: Curtas LGBTQI+ 1 e Curtas LGBTQI+ 2. O francês Les Saints de Kiko mostra Kiko, uma ilustradora japonesa, que fica dominada por uma estranha inspiração, espionar um casal gay na praia que a levará para um encontro que mudará sua vida e quebrará suas regras sociais. A animação Carne co-produzida por Brasil e Espanha, narra histórias íntimas e pessoais de cinco mulheres que compartilham suas experiências em relação ao corpo, desde a infância até a velhice. Já a estreia do holandês Father Figure, o fundador da Kiki House, Guilliano explica: “ser negro e gay significa ter dois ataques contra você”. Nesta narrativa, ele e seus amigos compartilham experiências pessoais de homofobia, racismo, marginalização na vida cotidiana e Voguing!
eguindo todos os protocolos de segurança atuais, o RioFGSC acontecerá no dia 11 de agosto de 2020 às 17h30, 20h e 22h no Drive-in das Artes, que fica na Cidade das Artes – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A venda dos ingressos acontece somente online. A programação completa está aqui no riofgsc.com.br
Assista a vinheta do festival abaixo. Buzine muito no drive-in, mostre todo o seu orgulho!
SESSÃO DE 17H30 – CURTAS LGBTQI+ 1
Duração total da sessão: 1h 40min
Filmes: Father Figure (Holanda); Vinde Como Estais (Brasil); Dudillas (Espanha); Bonde (Brasil); Carne (Brasil e Espanha); As Rendas de Dinho (Brasil).
Classificação indicativa: Não recomendado para menopres de 18 anos.
SESSÃO DE 20H – CURTAS LGBTQI+ 2
Duração total da sessão: 1h 38min
Filmes: Les Saints de Kiko (França); Piu Piu (Brasil); Eat the Rainbow (EUA); Minha História é Outra (Brasil); Ruth (Brasil).
Classificação indicativa: Não recomendado para menopres de 18 anos.
SESSÃO DE 22H – LONGA “RAINHA DA LAPA”
Duração total da sessão: 1h 13min
Filme: Rainha da Lapa (Brasil e EUA)
Classificação indicativa: Não recomendado para menopres de 18 anos.
RIO FESTIVAL DE GÊNERO & SEXUALIDADE NO CINEMA 2020
Data: 11 de agosto de 2020, terça-feira;
Horário das Sessões: 17h30, 20h e 22h;
Local: Drive-in das Artes (Cidade das Artes – Av. das Américas 5300, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro);
Preço do ingresso: R$ 80,00 (para 1 carro);
Link direto de venda dos ingressos:
Sessão de 17h30 – https://bit.ly/2CN1L0y
Sessão de 20h – https://bit.ly/2BaAFzZ
Sessão de 22h – https://bit.ly/3fKuLoj
Classificação indicativa do festival: Não recomendado para menores de 18 anos.
Os filmes internacionais serão exibidos com legendas em português.
Boa noite.
Importante trabalho que vocês realizam, parabéns.
Gostaria de receber informações da programação.