EsporteEventosTurismo

Paris 2024: Edição histórica marca recorde de participação LGBTI+

As Olimpíadas de Paris 2024, que começam oficialmente nesta sexta-feira (26/07), estão prestes a se tornar históricas por terem a maior representatividade LGBTI+ da competição. Mais de 180 atletas abertamente LGBTI+, incluindo 22 brasileiros, competirão em diversas modalidades. Este número recorde supera as edições anteriores e marca um importante avanço para a comunidade.

Esse avanço é fruto de um esforço conjunto em prol da inclusão e da visibilidade da comunidade LGBTI+ no esporte. A organização dos Jogos de Paris 2024, por exemplo, não mediu esforços para criar um ambiente acolhedor e seguro para todos os participantes. A criação da Pride House, um espaço dedicado à comunidade LGBTI+, é um exemplo dessa iniciativa. Além disso, diversas ações de conscientização sobre a importância da diversidade no esporte foram promovidas, reforçando o compromisso com a construção de um ambiente inclusivo para todos.

Em entrevista à Vogue Britânica, Thomas Jolly, responsável pela cerimônia de abertura e encerramento das Olimpíadas e Paralimpíadas 2024, ressaltou a importância da representatividade. A crescente participação de atletas LGBTI+ nas Olimpíadas de Paris 2024 é um sinal positivo do compromisso com a inclusão e a diversidade no esporte.

Durante a Conferência Internacional da Diversidade, realizada em São Paulo no mês de abril, o painel dedicado às “Mulheres no Esporte” contou com a participação da treinadora e atleta profissional de beach tennis, Maria Pezzoli. A palestrante enfatizou a importância da diversidade no âmbito esportivo, destacando que “o esporte te ensina a reconhecer as diferenças e a entender que elas são importantes”.

Maria Pezzoli, treinadora e atleta profissional de beach tennis

Repercussão e impacto social

Willy Montmann, fundador e presidente do Angels Volley, comemora o marco histórico: “As Olimpíadas de Paris chegam com um número recorde de atletas assumidamente LGBTQIAPN+, um marco histórico! Esse acontecimento é extremamente importante e libertador para encorajar atletas a serem quem são e principalmente para evitar desistências precoces de futuros talentos por sofrer bullying e preconceito. Diversidade e Inclusão são dois pilares fundamentais para excelentes resultados no universo esportivo. Grandes resultados de atletas da nossa comunidade irão acontecer esse ano, podem anotar isso!”.

Willy Montmann, Fundador e Presidente do Angels Volley.
Carlos Renan Evaldt, presidente da Ligay

Carlos Renan Evaldt, presidente da Ligay – maior associação esportiva LGBTQIA+ do Brasil –  também destaca a importância da representatividade: “As Olimpíadas de Paris 2024 marcaram um recorde histórico com o maior número de atletas LGBTTQIAP+ já registrados na competição. Essa representatividade é crucial para a visibilidade da causa LGBTGBTQIAP+ demonstrando que o esporte é um espaço inclusivo e aberto para todos. A presença desses atletas nas Olimpíadas desafia estereótipos e preconceitos, mostrando que o talento e a dedicação não têm orientação sexual ou identidade de gênero. Essa visibilidade pode influenciar positivamente a percepção pública sobre a diversidade, promovendo maior aceitação e respeito. Além disso, serve de inspiração para jovens LGBTQIAP+ que podem se ver refletidos em figuras de sucesso no esporte. Por fim, a inclusão de atletas LGBT nas Olimpíadas é um passo significativo para a igualdade no esporte, reforçando a importância de um ambiente esportivo mais inclusivo e diversificado.”

As Olimpíadas de Paris 2024 transcendem o âmbito esportivo e se configuram como um símbolo de progresso e esperança para a comunidade LGBTQIA+. A crescente representatividade de atletas nessa edição dos Jogos demonstra que a luta pela inclusão e pela igualdade está no caminho certo, inspirando novas gerações a seguirem seus sonhos e a quebrarem barreiras. Mais do que medalhas e recordes, Paris 2024 celebra a diversidade e a construção de um futuro mais justo.