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Mato Grosso do Sul e Espanha discutem sobre como posicionar um destino LGBT

Na tarde desta quarta-feira (18), uma das palestras da 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT foi sobre como posicionar o destino LGBT. Mediada por Otávio Furtado, Diretor de Comunicação da Câmara LGBT, o painel contou com a participação de Oscar Almendros Bonis,  Conselheiro de Turismo da Espanha em São Paulo, e Bruno Wendling, Diretor-Presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul. 

“É importante frisarmos que para ser considerado um destino LGBT friendly, o início de tudo começa internamente. O lugar que trata bem os seus moradores LGBT fatalmente vai ser um destino LGBT friendly. É de dentro pra fora esse processo”, comenta Otávio.

O Mato Grosso do Sul foi considerado o estado brasileiro de melhor hospitalidade em uma pesquisa feita com o público internacional, em que Bruno afirma a importância da capacitação de toda a equipe para receber bem todos os tipos de turistas. 

“O Mato Grosso do Sul está investindo forte na capacitação dos profissionais para que se configure ainda mais como um destino lgbt friendly. E quando falamos de capacitação, queremos focar na excelência nos serviços e nas ações do segmento. Precisamos reforçar a importância não só do turismo, mas também do turista LGBTI+”afirma Bruno. 

A Espanha, por sua vez, é considerada um dos destinos mais receptivos do mundo. Para Oscar, isso se dá, principalmente, pela base turística que o país possui e também pelo trabalho contínuo de quebrar paradigmas. 

“Os turistas falam que quando visitam a Espanha, eles sentem a liberdade que propagamos por aqui. Não é apenas a liberdade de andar na rua, mas principalmente a liberdade de ser quem você de fato é. A posição que a Espanha chegou hoje em relação ao turismo LGBT se dá por anos de um processo de construção. Depois de passar por um governo em que havia uma ausência de liberdade, o período de transição política para um mais flexível foi crucial. O país contou com um acordo de diferentes partidos políticos que entraram em um consenso para a formação de uma constituição que tem uma credibilidade muito grande e que, acima de tudo, prioriza a liberdade. E era isso justamente que as pessoas reivindicavam nas ruas: liberdade”, conta Oscar.

Como parte fundamental para ajudar no posicionamento do destino como LGBT friendly, tanto Bruno quanto Oscar acreditam que o fortalecimento da estrutura é a base de tudo, além do apoio político.  

“É preciso que seja fortalecida toda a cadeia de valor do turismo e também uma comunicação 360º muito bem pensada e estratégica para atingir os mais diferentes públicos. Além disso, não podemos nos esquecer da importância de um apoio político que respeite a comunidade LGBT”, comenta Oscar. 

Por fim, Bruno finaliza complementando que “é preciso respeitarmos e tratarmos todos as pessoas de forma igual”.

A 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT tem como patrocinadores masters a companhia aérea chilena Sky Airlines e o estado do Mato Grosso do Sul. Como Destino Convidado Internacional, Jungfrau, na Suíça. Já o Destino Nacional Convidado é o estado de São Paulo. Os patrocinadores são a NGLCC Global e Diversa Turismo.

Entre os apoiadores do evento estão: Air Canada, Visit Argentina, Bahia, Canopy, Encantos do Jalapão, Espanha, Fairmont Rio, Seychelles, Mondoramas, Orinter, Mônaco, Provence-Alpes-Côte d’Azur, Pullman Ibirapuera, Cidade de São Paulo, Stoli, Tulip Inn e Visual Turismo.

Nos Apoios Institucionais são: ABAV, Aliança Nacional LGBTI+, Brazilian Luxury Travel Association, Braztoa, Festival Mix Brasil, FESTURIS, Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, IGLTA, Movimento Supera Turismo Brasil, Museu da Diversidade, Rio Convention & Visitors Bureau, Visite São Paulo e WTM.

O mídia partner do evento é o Panrotas e as câmaras apoiadoras: Cámara de Comércio LGBT Argentina, Cámara de Comércio y Turismo LGBT y Diversidad de Chile, Cámara de Comércio LGBT de Colombia, Cámara de Comércio Diversa Costa Rica, Cámara LGBT de Comércio Ecuador, NGLCC, Cámara de Comércio Inclusiva del Paraguay, Cámara de Comércio LGBT de La República Dominicana, Cámara de Comércio & Negocios LGBT de Uruguay e Federación Mexicana de Empresarios LGBT+.

Entre os agradecimentos: Centro Cultural da Diversidade, Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo e Sebrae.

 

Matéria escrita por
Amanda Santiago
Jornalista do Comitê de Comunicação da Câmara LGBT do Brasil

 

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