Macaé Evaristo é nomeada ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Macaé Maria Evaristo dos Santos como a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania. A nomeação foi oficializada em uma edição extra do Diário Oficial da União na noite de segunda-feira (9). A cerimônia de posse está prevista para ocorrer na próxima semana, em Brasília.

Macaé Evaristo, natural de São Gonçalo do Pará, Minas Gerais, nasceu em abril de 1965 e tem uma trajetória marcante na educação, ativismo antirracista e defesa dos direitos humanos. Com formação em Serviço Social pela PUC-MG, é também mestre e doutoranda em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao longo de sua carreira, Macaé tem se destacado por seu compromisso com a justiça social e a inclusão.

(Foto: Ricardo Stuckert – PR)

Como professora e assistente social, Macaé ocupou cargos de grande relevância, como Secretária de Estado de Educação em Minas Gerais e em Belo Horizonte, além de exercer mandatos como vereadora e deputada estadual. Seu trabalho na área educacional e social é reconhecido nacionalmente, especialmente por suas contribuições para a implementação de políticas de inclusão e diversidade.

Durante o governo de Dilma Rousseff, Macaé Evaristo foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), onde coordenou programas de grande impacto, como as Escolas Indígenas e as cotas para estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior.

Recentemente, Macaé também fez parte da equipe de transição do governo Lula, contribuindo para o grupo de trabalho da educação. Sua nomeação como ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania é vista como um passo significativo na promoção de políticas públicas que visam a equidade e a justiça social, reforçando o compromisso do governo com a defesa dos direitos de todos os brasileiros.