Apesar de pouco conhecido, o Polo de Ecoturismo de São Paulo, localizado na área mais ao sul da cidade, proporciona uma surpresa deliciosa tanto para turistas quanto para moradores, que podem passar um tempo imersos na natureza enquanto fazem uma pausa na agitação de suas vidas diárias.
Para apresentar esse patrimônio natural em plena metrópole ao público, a Prefeitura de São Paulo lança um novo site para o Polo, com destaque para o turismo de base comunitária, foco nos empreendimentos e empresários locais e na comunidade. Com um visual clean e moderno, utiliza elementos da marca do Polo. Nele, é fácil identificar e localizar atrativos, obter informações gerais e dicas para roteiros e deslocamentos. Responsivo, o site oferece uma boa experiência para o usuário, sem esquecer da acessibilidade.
O lançamento é uma homenagem da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, por meio de sua Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, ao Aniversário de São Paulo, celebrado em 25 de janeiro, quando completará 469 anos.
O site traz os menus Conheça o Polo, que conta a história do Polo e explica a estrutura do território, subdividido em eixos turísticos; Planeje sua Visita, com dicas de viagem, guias e agências, hospedagens e locais para alimentação, além de apresentação da Central de Informação Turística – CIT Polo; O Que Fazer, no qual poderá encontrar as melhores experiências, vivências turísticas e atrativos para visitação, além de dicas de compras e eventos durante o ano; e o Blog, com notícias e curiosidades que rolam na região, destacando, com narrativa afetiva, as histórias, iniciativas e projetos que envolvem o Polo.
A página na web ainda irá apresentar novos conteúdos nos próximos meses, com a inclusão de diversos atrativos, como sítios agroecológicos e propriedades de turismo rural. Além disso, está aberto a receber conteúdo de toda a comunidade do Polo, a fim de ser um braço de fomento para o desenvolvimento econômico da região. Afinal, o propósito é o turismo de base comunitária, construído junto à população local.
O site foi desenvolvido pela Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, ligada à Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos).
Segundo a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy: “O site é um grande passo para o novo momento de desenvolvimento do Polo, pois vai facilitar a vinda de visitantes paulistanos e turistas, já que concentra dicas e informações relevantes para quem quer viver as experiências únicas do turismo rural e ecológico”, ressalta. “Vamos apresentar os principais atrativos ao público em geral, consolidando o esforço e importância dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de São Paulo na região”, completou.