CulturaEventos

Final do concurso de samba-enredo da Estrela do Terceiro Milênio acontece neste domingo

No próximo domingo, dia 14 de julho, a escola de samba Estrela do Terceiro Milênio vai promover uma grande festa para anunciar o samba-enredo que será o hino do tema “Muito Além do Arco-Íris”. A partir das 16 horas, a quadra já estará aberta para receber a comunidade e público. Entrada grátis.

Três obras chegaram na etapa final do concurso de samba-enredo de 2025 da Estrela do Terceiro Milênio. Nesta edição, 10 parcerias inscreveram seus sambas e os anúncios das canções finalistas foram feitos em duas etapas em comunicados através das redes sociais oficiais da agremiação.

Para chegar nos três finalistas, a comissão julgadora promoveu dois laboratórios de canto, com a presença dos componentes da comunidade para executar os sambas semifinalistas e finalistas. Os dois encontros aconteceram nos dias 23 e 30 de junho com a presença da bateria Pegada da Coruja e do intérprete oficial, Darlan Alves, que conduziu o canto durante o exercício. Nos dois laboratórios foram cantadas oito passagens de cada samba, sendo: 4 repetições sem bateria e 4 com a Pegada da Coruja.

“Promovemos esse laboratório para envolver os departamentos e componentes das alas no concurso e para testar os sambas na voz do nosso povo. Como não fazemos eliminatórias, é uma forma da comunidade vivenciar e amadurecer as canções”, explica o diretor de Carnaval, Carlos Pires, que divide a direção de Carnaval com Devair Francisco.

Para esse ano, diretoria optou pelo concurso aberto aos compositores e sem eliminatórias na quadra, mas manteve os dois encontros para o canto. “Esse é o terceiro ano que fazemos o laboratório de canto e sempre nos traz um olhar diferente sobre as obras, o que nos ajuda muito na decisão final”, conta o diretor de Harmonia, Wilson Japonês.

As três parcerias que vão disputar a grande final, são:

• Compositores: Aquiles da Vila, Grazzi Brasil, Fabiano Sorriso, Marcos Vinicius, Salgado Luz, Fabian, Flecha, Daniel e Biel
  • Compositores: Rodrigo Minuetto, Rodolfo Minuetto, Gui Cruz, Portuga, Imperial, Reinaldo Marques, Willian Tadeu e Vitor Gabriel
  • Compositores: Schumacker, Thiago Meiners, Claudio Mattos e Pitty de Menezes

Após a apresentação das parcerias, a comissão julgadora se reunirá para a decisão final e comunicação do anúncio.

“Estamos muito felizes com a qualidade dos sambas e agradecemos todos os compositores que participaram e se dedicaram ao nosso projeto. Estamos em um importante momento retornando ao grupo Especial, com um enredo que será um grande manifesto que contará a história da luta LGBT+, e os nossos poetas conseguiram captar todo contexto do tema e transformar em belíssimas obras. Esperamos todo mundo no domingo para fazer uma festa linda e receber esse novo hino com muito axé”, declara Silvão Leite, presidente.

Roteiro da festa

16h – Abertura da quadra com roda de samba dos ritmistas da Pegada da Coruja

17h – Esquenta da Bateria, abertura tradicional com hino e samba-exaltação, fala da diretoria e apresentação do novo casal mirim de mestre-sala e porta-bandeira

17h30 – Apresentação dos sambas-enredo da Milênio de 2019, 2022 e 2023, com apresentação dos quadros com os componentes da Ala dos Destaques e as duas passistas Estrelas do Amanhã da corte de bateria, da Ala das Passistas e da Comissão de Frente, respectivamente

18h – Início da apresentação dos sambas finalistas

19h – Apresentação dos quadros: “Cheerleaders” com artistas convidados, “Vida e morte de Lampião” com a Ala Samba-Cênico e “Dancing Days” com elenco LGBT+ da escola.

19h30 – Despedida samba-enredo 2024 e anúncio do samba campeão