CulturaEventosTurismo

Estrela do Terceiro Milênio celebra diversidade com enredo inédito em 2025

A escola de samba Estrela do Terceiro Milênio levará à passarela do Anhembi em 2025 um tema inovador e extremamente relevante: “Muito Além do Arco-Íris”. Este enredo inédito no Carnaval é um manifesto que celebra a diversidade e reforça a luta contra a LGBTfobia e pelos direitos da comunidade LGBTI+. A escolha final do samba-enredo que será apresentado na avenida acontecerá no dia 14 de julho, a partir das 16h, na quadra da escola.

Idealizado pelo carnavalesco Murilo Lobo, o enredo marca a volta da agremiação ao grupo Especial da Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Segundo Murilo, o tema é uma resposta à necessidade urgente de abordar questões de respeito e igualdade. “Essa luta de séculos por respeito, igualdade, contra diversas fobias, marginalizações e violências extremas tocou nosso presidente Silvão Leite, toda diretoria e a comunidade do Grajaú. É mais que hora de fazermos esse manifesto, até porque o Carnaval também acontece graças a muitos profissionais LGBTI+ que merecem esse reconhecimento”, declarou.

A decisão de adotar esse enredo veio após a apresentação de 18 temas à diretoria da escola, com “Muito Além do Arco-Íris” sendo o último. O presidente Silvão Leite compartilhou a emoção e a reflexão provocadas pelo tema. “Enquanto Murilo discorria sobre o assunto, entendemos a urgência de tocar nessa ferida. Recordei como muita coisa já mudou, mas ainda lidamos com a terrível realidade de o Brasil ser o país que mais mata transsexuais no mundo. Então, abraçamos essa causa com todo amor que nossa comunidade tem, e vamos usar nossa força cultural para cantar esse manifesto. Vem aí um belíssimo Carnaval!”, afirmou Silvão.

Lançamento do enredo
O anúncio oficial à comunidade ocorreu no primeiro sábado de maio, com a apresentação de um minidocumentário e clipe de enredo de 30 minutos, explicando a proposta de Murilo. Para a concepção do projeto, Murilo leu mais de 7.500 páginas, 13 livros e assistiu a horas de documentários, filmes e entrevistas.

O minidocumentário contou com a colaboração de Alexandro Leite na pesquisa de imagens e trilhas, Ed Lima na edição de imagens, Darlan Alves na edição de áudio, Robson Luchello na captação de imagens e Liz Mantovani na locução. “Foram mais de 900 horas de pesquisa, montagens e gravações em três estúdios. Acabei criando um minidoc que espero que todos gostem!”, comentou Murilo.

Envolvimento da comunidade LGBTI+
Em abril, componentes, sambistas e membros da comunidade LGBTI+ da zona Sul foram convocados para uma roda de conversa com Murilo e Silvão, onde puderam apresentar o enredo e ouvir depoimentos emocionados sobre lutas individuais. Mais de 20 pessoas participaram, incluindo personalidades do Carnaval como a drag queen Salete Campari, o produtor cultural Rodrigo Rodrigues, a cantora McTrans (Ana Vitória), a destaque de alegoria trans Eva Peron e o destaque de chão Diego Domingues.

“Foi um encontro enriquecedor e empático. Faremos mais eventos como este ao longo do desenvolvimento do enredo”, concluiu Silvão.

Com este enredo, a Estrela do Terceiro Milênio promete levar uma mensagem poderosa de inclusão e respeito à avenida, destacando a importância da luta contra a LGBTfobia e celebrando a diversidade que faz do Carnaval uma festa tão especial.

Final Samba Enredo 2025
Quadra da Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio