CulturaEventosTurismo

Em novo local, 45ª edição do Arraial receberá grandes nomes da música sertaneja

Com uma programação reforçada, que se estenderá até o final do mês de julho, está aberto o período junino na capital mineira. A 45ª edição do Arraial de Belo Horizonte chega com diversas ações para impulsionar a cultura junina na cidade e com uma novidade: a mudança de local do evento para o Mineirinho. Grandes nomes da música nacional darão o tom da festa. Já estão confirmados os shows da cantora Paula Fernandes e da dupla sertaneja Clayton e Romário, além das atrações musicais regionais. O evento conta ainda com o tradicional Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas e a criatividade da culinária mineira na Vila Gastronômica. Neste ano, o festejo será nos dias 20, 21, 27 e 28 de julho, com entrada gratuita.

Apresentamos a 45ª edição do Arraial de Belo Horizonte 2024, evento no qual colocamos tanta intenção para uma entrega cheia de afeto e emoção. Celebro a parceria entre todo poder público municipal e a comunidade junina, composta pelos principais atores do evento. É essa união que mantém a cultura e a tradição vivas e possibilita que o nosso festejo comemore 45 anos de história. Um evento que é tão importante para a cidade, mas que ganha cada vez mais repercussão no país”, comenta Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

Mas a alegria do Arraial já toma as ruas da cidade bem antes das datas do Mineirinho. Estão programadas cerca de 20 blitzen juninas nos próximos dias, intervenções espontâneas em diversas regiões da cidade. Os quadrilheiros vão surpreender belo-horizontinos e turistas com apresentações repentinas em locais turísticos da capital, levando muita dança e alegria.

No dia 13 de julho é a vez de conhecermos os vencedores do 5º Concurso Prato Junino, em evento que será realizado no Mercado Central, que completa 95 anos neste ano e será o homenageado da competição. O concurso é uma realização da Belotur em parceria com as faculdades de gastronomia Arnaldo, Estácio de Sá, Promove, Senac e UNA, e os pratos vencedores serão comercializados na Vila Gastronômica do Arraial.

Já no dia 14 de julho acontece o tradicional Cortejo Junino, que também está de cara nova e em novo local. Os quadrilheiros juninos sairão do Mineirinho com destino à Igrejinha da Pampulha, a partir das 13h, em veículos decorados, sem uso de tração animal. A partir do dia 15 de julho o Restaurante Popular I (Av. do Contorno, 11484 – Centro-BH) também entra no clima junino, com cardápio enriquecido com ingredientes típicos do período junino, oferecendo à população a oportunidade de saborear quitutes a preços populares. A ação segue até o dia 20 de julho.

Arraial 2024
Com uma arquibancada para 10 mil pessoas, capacidade três vezes maior do que na última edição, estacionamento com 200 vagas e um plano de mobilidade exclusivo, o Arraial de Belo Horizonte terá uma estrutura pensada para atender a todos os participantes. A escolha do Mineirinho foi feita levando em consideração a infraestrutura já existente e a proximidade com as regiões Norte, Venda Nova e Pampulha, reduto de várias quadrilhas da cidade.

As apresentações das quadrilhas serão realizadas no interior do ginásio, garantindo um espaço amplo e seguro para toda comunidade junina, turistas e moradores locais. Os shows das atrações musicais ocorrerão no espaço externo, assim como a montagem da Vila Gastronômica, destacando a diversidade da culinária mineira e o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, recebido por Belo Horizonte em 2019. A programação completa da 45ª edição do Arraial de Belo Horizonte pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.

Ações ESG
O Arraial também será uma oportunidade para a Belotur dar mais um passo em direção à implementação de práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG), e que serão colocadas em prática no festejo.

Para assegurar a inclusão de todos os participantes, haverá intérpretes de Libras no evento, tornando-o mais acessível para pessoas com baixa ou nenhuma audição. Outra iniciativa de grande importância será a implementação do ‘Protocolo Quebre o Silêncio’, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção da violência contra mulheres nos espaços de lazer da cidade. Além disso, a Guarda Municipal distribuirá adesivos de campanhas contra a importunação sexual, especialmente contra mulheres e meninas menores de idade.

Com essas ações e operações planejadas, o Arraial de Belo Horizonte de 2024 promete ser um evento sustentável, inclusivo e seguro para toda a comunidade.