AssociadosCulturaEventos

Dow recebe Prêmio de Mérito Cultural da Diversidade LGBT+ por iniciativas inclusivas

A Dow, que é Membro Compradora Associada ao Programa Fornecedores Diversos (PFD) da Câmara LGBT, foi uma das empresas homenageadas no 12º Prêmio Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBT+. Junto com outras 29 instituições e personalidades, a Dow foi reconhecida por seu compromisso em criar espaços seguros e inclusivos, combater a LGBTfobia institucional e promover a cidadania e os direitos civis de pessoas LGBTQIAPN+.

A premiação, que aconteceu no dia 5 de setembro, na Fundação Gregório de Matos, em Salvador, foi organizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) e fez parte das atividades da VIII Semana da Diversidade LGBT de Salvador. A programação encerrou com a realização da 21ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, evento que, pelo segundo ano consecutivo, contou com o patrocínio da Dow.

Greg Oliveira, Diretor de Operações da Dow para a América Latina, ao comentar sobre o prêmio, destacou: “Este reconhecimento reforça nosso compromisso contínuo com a promoção de um ambiente de trabalho no qual todas as pessoas se sentem seguras, respeitadas e valorizadas. Continuaremos a trabalhar para ampliar nossas iniciativas de inclusão, sempre com foco em promover o respeito às diferenças e contribuir para uma sociedade mais justa e de oportunidades equitativas.”

Desde a implementação do grupo de afinidade GLAD no Brasil, em 2012, a Dow se empenhou em promover a diversidade e a inclusão em suas operações no Brasil. Entre as principais iniciativas estavam o treinamento de diversidade e inclusão, que já alcançou cerca de 60% dos funcionários da empresa no país, e a divulgação de vagas de emprego em plataformas inclusivas como a Transempregos. Como porta de entrada na companhia, os programas de estágio passaram por atualizações para serem mais inclusivos. Como resultado, em 2023, mais de 40% dos estagiários de ensino superior contratados pertenciam à comunidade LGBTQIAPN+.

Além disso, a Dow se destacou por oferecer benefícios iguais para casais homoafetivos, incluindo licença parental remunerada e cobertura para terapia hormonal para funcionários trans. Essas ações fizeram parte do compromisso da companhia em assegurar um ambiente de trabalho respeitoso e acolhedor, que fomentasse a igualdade de oportunidades.

Este ano, a Dow foi eleita a empresa mais inclusiva do Brasil e do setor químico pela pesquisa Ethos/Época Negócios de Inclusão 2024. A empresa também foi escolhida uma das “Melhores Empresas para as pessoas LGBTQIA+ trabalharem” no Brasil na 3ª edição do Índice Equidade BR, evidenciando seu papel de liderança no setor.