Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Cultura

Cristiano Sousa assume a Diretoria de Cultura da Câmara LGBT

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil oficializou a nomeação de Cristiano Sousa como Diretor de Cultura da entidade. A posse marca o início de um novo ciclo de articulação entre cultura, turismo e promoção da diversidade, com foco no fortalecimento das ações culturais da entidade em todo o país.

O novo diretor também assumirá a função de representante da Câmara LGBT no Estado de Goiás, ampliando a presença e a atuação institucional na região por meio de novas parcerias, associações e acordos de cooperação.

Estou profundamente inspirado e entusiasmado por fazer parte da Câmara LGBT (Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil). Este momento representa uma oportunidade única de transformar possibilidades em realidade e de contribuir de forma significativa para um futuro de inclusão, inovação e prosperidade. Como representante do centro do país, vejo nessa missão não apenas uma chance de impulsionar a nossa comunidade, mas de posicionar o Brasil como um verdadeiro polo internacional de referência em turismo, empreendedorismo e cultura LGBT+. Desejo contribuir como uma ponte que conecta ideias, talentos e oportunidades, para ajudar a Câmara LGBT a expandir horizontes e conquistar novos territórios. Esta é uma missão de esperança, força e transformação, que abraço com entusiasmo, dedicação e a certeza de que, juntos, podemos construir um futuro mais justo, vibrante e cheio de possibilidades para todos”, declarou Cristiano Sousa, que também será o representante da Câmara LGBT no estado de Goiás.

Com a transição, Ettore Veríssimo, que anteriormente ocupava o cargo, permanece vinculado à instituição como maestro do Coral da Câmara LGBT do Brasil e integrante dos Conselhos de Cultura e da Conferência Internacional da Diversidade. Sua permanência assegura a continuidade de um dos mais importantes projetos artísticos e simbólicos da entidade, reconhecido por promover visibilidade, acolhimento e inclusão social por meio da música.

Devido à sobrecarga de compromissos recentes, precisei me afastar da Diretoria de Cultura. Mesmo sentindo muito, essa mudança foi necessária. Continuarei, com satisfação, como maestro do Coral e membro dos Conselhos de Cultura e da Conferência Internacional da Diversidade, mantendo meu apoio e desejando muito sucesso à nova gestão”, afirmou Ettore Veríssimo.

Perfil

Cristiano de Oliveira Sousa é doutorando e mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e detém MBA em Comunicação e Eventos, além de especializações em Produção Audiovisual e Marketing Digital. Roteirista, produtor, pesquisador e diretor, Sousa possui em seu currículo a realização de mais de 30 curtas-metragens premiados em festivais no Brasil e no exterior. Essa trajetória o credencia para integrar e articular políticas culturais voltadas ao audiovisual e às artes performativas.

Como curador e diretor, Cristiano Sousa está à frente dos festivais DIGO Festival (Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás), Morce-GO Vermelho (Goiás Horror Film Festival) e GO Film Festival. Estes eventos destacam-se por apoiar produções regionais, incentivar a diversidade de gênero e sexualidade nas telas e fortalecer a cadeia produtiva audiovisual do Centro-Oeste. Além de dirigir festivais, Sousa atua regularmente como curador e jurado em mostras e festivais no Brasil e no exterior.

No campo associativo e da cooperação internacional, Cristiano desempenha um papel executivo em entidades de referência para o circuito de festivais: é secretário executivo do Fórum dos Festivais e vice-presidente da Fantlatam — Aliança Latino-Americana de Festivais de Cinema Fantástico. Tais posições ampliam sua capacidade de articular políticas colaborativas entre mostras e festivais latino-americanos.

A escolha de Cristiano Sousa integra um processo de renovação que valoriza a continuidade das iniciativas artísticas da Câmara. A manutenção de Ettore Veríssimo à frente do Coral LGBT do Brasil reforça o compromisso da entidade com projetos de longa duração, promotores de visibilidade, acolhimento e expressão artística da comunidade LGBTI+.

Queremos ampliar as nossas ações de cultura na entidade e também na conferência Internacional da Diversidade. A manutenção do Ettore compondo a diretoria de cultura, coral e outros projeto, aliado à experiência e trajetória do Cristiano, tenho certeza que poderemos fazer um trabalho mais assertivo e abrangente para a Cultura LGBTI+. Agradecemos ao Ettore por sua gestão e por continuar compondo a equipe da Diretoria de cultura e desejamos ao Cristiano uma gestão eficiente, eficaz e com muito êxito”, afirmou Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.