Durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada em Madri (Espanha), na última sexta-feira (24), a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) reuniu-se com a direção da companhia aérea Iberia para discutir a implantação de um novo voo ligando a capital espanhola a Salvador. A Iberia, que opera mais de 100 conexões na Europa e na América Latina, incluindo o Brasil, manifestou interesse em expandir suas rotas no Nordeste brasileiro.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou as potencialidades do estado em infraestrutura, atrativos turísticos e benefícios fiscais, reforçando a candidatura baiana. “Mostramos o crescimento da Bahia no turismo internacional e sua liderança no Nordeste, associada ao esforço do Governo do Estado na captação de voos internacionais, que inclui a concessão de benefícios econômicos. Foi uma reunião produtiva, que tem grande chance de resultar numa vitória para os baianos”, afirmou Bacelar.
Victor Moneo, diretor de Alianças e Acordos Estratégicos da Iberia, confirmou o interesse da companhia em fortalecer sua presença no Brasil. “Estamos avaliando a possibilidade de incrementar os voos para o Nordeste do Brasil. Iniciamos o processo de conversas com o Governo da Bahia para tentar chegar a um entendimento que viabilize a operação do voo”, declarou.
Esforço conjunto na promoção do destino
A reunião também contou com a participação de Paulo Guimarães, presidente da BahiaInveste; Marcos Campus, gerente de Marketing do Aeroporto de Salvador (Rede Vinci); Felipe Carati, coordenador de Modais da Embratur; e representantes das redes hoteleiras espanholas Iberostar e Grand Palladium.
Segundo Marcos Campus, “o trabalho de prospecção de voos não é um trabalho isolado do aeroporto, é um trabalho que envolve a promoção do destino e o investimento e compromisso do estado em fomentar o turismo. Esse esforço conjunto fortalece a nossa proposta”.
Paulo Guimarães completou: “Mostramos todo o potencial da Bahia, tanto do ponto de vista turístico quanto corporativo, justificando o investimento em novos voos. O contato nos motiva a criar as melhores condições para receber os espanhóis”.
Parcerias e iniciativas de promoção turística
A Setur-BA também se reuniu com o grupo espanhol El Corte Inglés Viajes para tratar de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), visando a divulgação de destinos baianos e a atração de mais visitantes estrangeiros. Além disso, a secretaria participou do lançamento da nova rota turística “Magia Nordestina”, que oferece experiências integradas pelos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Encerrando a agenda do dia, o estande da Setur-BA na Fitur foi palco de uma apresentação do bloco afro Muzenza, de Salvador. Ao som do samba reggae, bailarinos animaram os visitantes, promovendo o afroturismo e contagiando o público com a energia do Carnaval baiano. A iniciativa faz parte das ações do governo estadual para destacar a riqueza cultural da Bahia no cenário internacional.