Convidados de diversos segmentos estiveram presentes em encontros promovidos nos dias 13 e 14 de novembro, pela diretoria da APOLGBT-SP, ONG responsável pela Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Com apresentação da drag Dindry Buck, os eventos contaram com representantes de empresas patrocinadoras, parceiros comerciais, a agência Fome – responsável pela comunicação visual e institucional da ParadaSP –, ONG Mães Da Resistência e influenciadores digitais para conhecerem mais sobre a história do evento e ações previstas para 2025, além do anúncio de novidades. Com mais de 28 anos de atuação, a ONG APOLGBT-SP contribui fortemente para a luta pelos direitos LGBT+, amplificando vozes de maneira autônoma e democrática.
Algumas das novidades anunciadas são a realização da Feira Cultural da Diversidade pela primeira vez durante dois dias (19 e 20/06) e a retomada da parceria com a Dia TV para realizar a transmissão oficial da ParadaSP Ao Vivo com participação do casting da emissora, composto por nomes como Blogueirinha, Diva Depressão e Lorelay Fox.
A ParadaSP consta no calendário oficial da cidade de São Paulo e contabiliza números muito expressivos, como R$763 milhões movimentados na cidade de São Paulo durante a semana da ParadaSP e R$95,4 milhões arrecadados para o município. A transmissão pela internet (ao vivo e em reprises) conta com mais de 10 milhões de visualizações.
“Eu ando pela Parada inteira, ano após ano, e vejo a alegria das pessoas em participarem do evento. São pessoas lutando por esperança, dignidade e pelos temas que reverberam em conquistas para nossa comunidade”, disse Nelson Matias Pereira, atual presidente da ParadaSP.
Ações previstas para 2025
No dia 2 de junho de 2025, está marcado o Lançamento da Programação Oficial da ParadaSP. Na data, a Associação revela a programação para o mês do orgulho em um evento fechado para pessoas convidadas, imprensa e influencers com o objetivo de falar sobre o tema definido para o ano e as ações realizadas em prol da população LGBT+ no período. Neste ano, a Parada também deve contar com o apoio já histórico de patrocinadores como Terra, L’Oréal e Amstel, parceira do evento há sete anos.
Nos dias 17 e 18 de junho, acontece o Encontro Brasileiros de Organizações de Paradas LGBT+, que promove a troca de experiências positivas de organizações sociais e políticas com o objetivo de fortalecer os laços, as lutas e as bandeiras de celebração do orgulho LGBT+ em todo o país, reunindo a nível nacional as organizações de paradas do Brasil, com reconhecimento internacional da InterPride.
Em 2025, a Feira Cultural da Diversidade vai acontecer em duas datas – 19 e 20 de junho de 2025. Abrindo o final de semana da Parada, o evento tem o objetivo de estimular a economia criativa por meio da geração de renda, levando espaços gastronômicos, artesanato, moda, eróticos, prestação de serviço, exposições, rodas de conversa e exibição de filmes, além de um palco repleto de shows e convidados especiais – um mix de arte e cultura que gera um momento de conexão das marcas com a população LGBT+.
Um dos pontos que também foi destacado no encontro é a preocupação e o compromisso ambiental do evento. Em 2024, com o apoio da Fundação Heineken e da ONG Pimp My Carroça, 201 catadores recolheram resíduos durante a Parada do Orgulho LGBT+.
Desde 2020, está em curso o programa Parada Solidária, que distribui regularmente, em média, 100 cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de apoiar ações de outras ONGs e coletivos.
A Parada Acessível nasceu em 2017, em parceria com a SMPED e a SMDHC, para que as pessoas com deficiência e neurodivergentes possam desfrutar da Parada do Orgulho. Desde então, todos os eventos da Associação são pensados para serem acessíveis a todas as pessoas.