Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

CulturaDireitos HumanosEventosTurismo

Salvador recebeu o 22º Orgulho LGBT+ Bahia na Barra no domingo

O desfile do 22º Orgulho LGBT+ Bahia foi realizado no domingo, 14 de setembro, às 15h, com início no Farol da Barra e seguiu até o Clube Espanhol, na orla de Salvador. Milhares de pessoas foram esperadas para o desfile, com concentração às 12h, em clima de festa, resistência e afirmação. A programação incluiu 10 trios elétricos, apresentações artísticas, mensagens de luta e homenagens, tornando o evento um dos maiores atos públicos de afirmação dos direitos humanos do Brasil.

O evento, organizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), contou com uma variedade de atrações culturais no Palco da Diversidade, no Farol da Barra. No percurso, uma multidão encontrou espaço para afirmar suas identidades, fortalecer o respeito mútuo e se empoderar, criando resistência e traçando um novo futuro. Neste ano, o evento teve como tema “Envelhecer Sem Vergonha. Com Orgulho!” e convidou a sociedade a refletir sobre a realidade da população LGBTQIAPN+ idosa, enfrentando o preconceito, a invisibilidade e reafirmando o direito de viver com dignidade em todas as fases da vida.

Nesta edição, o desfile do Orgulho LGBT+ Bahia teve como madrinhas Ângela Guimarães e Leonora Áquilla e padrinho Júlio César Habib, que celebraram a diversidade e reforçaram o compromisso com a inclusão e a visibilidade. O evento encerrou a Semana da Diversidade Cultural LGBT+ de Salvador.

As atrações do Palco da Diversidade incluíram performances artísticas e shows, a partir das 12h. Artistas transformistas 60+ fizeram uma homenagem especial à drag Divina Aloma, com repertório do grupo As Frenéticas, fenômeno da disco music brasileira. Nesta edição, o palco do evento foi batizado de Luiz Mott 80+, em homenagem ao fundador do GGB, Luiz Mott.

Ações de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou um módulo especial oferecendo atendimento de urgência e emergência, serviços de prevenção, além de testagem rápida para HIV e sífilis. No espaço, também foram distribuídos diversos insumos de cuidado e prevenção, como preservativos internos e externos, gel lubrificante e autotestes de HIV.

O serviço de testagem rápida, retirada de autotestes e entrega de insumos funcionou das 10h às 21h, enquanto os atendimentos de urgência e emergência aconteceram das 11h às 23h. O módulo esteve localizado na Rua Dias D’Ávila, próximo ao antigo Beco da Off, garantindo suporte, prevenção e acolhimento durante todo o evento.

Cortejo de trios

A abertura oficial do cortejo dos trios começou às 15h, com concentração às 12h, coroação das madrinhas e padrinho, discurso de autoridades e apresentação do DJ Prettin D’kingo no trio do GGB. Em seguida, o cortejo seguiu com trios elétricos levando muita música e shows. O 22º Orgulho LGBT+ Bahia foi realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), com patrocínio do Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador, Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e InterPride.

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.