A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) encerrou neste sábado (28) a 51ª edição da ABAV Expo, registrando mais de 23 mil visitantes ao longo dos três dias de evento. Com metade da ocupação já confirmada para a próxima edição, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2025, o evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), atraiu 40% do público de outros estados. Além de promover destinos nacionais e internacionais, a feira impulsionou negócios com o objetivo de fortalecer o turismo no país e na cidade sede.
“Brasília é um lugar que eu tenho um carinho enorme, é um lugar que traz lembranças de infância, pois nasci aqui. Agora, agregamos a experiência de realizar uma ABAV Expo sob a minha gestão nesta cidade, que é muito especial. E colhemos resultados muito positivos. Já temos 50% dos estandes fechados para a próxima feira no Riocentro. E o trabalho para o sucesso da 52ª edição já começa agora”, enfatiza Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional.
A programação trouxe mais de 60 capacitações, rodadas de negócios com compradores nacionais e internacionais de todas as unidades federativas e de 22 países. Foram 198 estandes e quase duas mil marcas participantes, entre agências de viagens, operadoras e empresas ligadas ao setor. O evento também abriu as portas para o público em geral, no dia 28, com a entrada solidária revertida para a organização humanitária Médico sem Fronteiras.
Novidades Abav Expo 51
Uma das inovações desta edição, o Desafio ABAV teve 20% de adesão entre os visitantes. A gamificação ofereceu trilhas personalizadas, proporcionando uma melhor experiência para o público. Também foram distribuídas recompensas como vouchers para parques aquáticos, hospedagens, passeios, produtos artesanais, passagens nacionais e internacionais e outras experiências.
Arena especialização
A Judicialização no setor turístico foi tema de palestra no ABAV Talks deste sábado. Mediada pelo presidente da ABAV/MS, João Evaristo, o debate contou com a participação do Assessor Jurídico da ABAV Nacional, Marcelo M. Oliveira, a assessora jurídica da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Lirian Cavalhero, e o diretor de Relações Externas e Sustentabilidade da IATA, Marcelo Pedroso. O acesso à Justiça no setor, danos morais, processos e elementos jurídicos essenciais deram o tom do talk, que também abordou a importância de utilizar os dispositivos e tecnologias como aliados para reduzir os processos no país.
A Arena Especialização também recebeu a palestra sobre Diversidade, apresentada pela Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA) e Site Finíssimo. Durante a apresentação, os palestrantes destacaram o Brasil como um dos maiores mercados de turismo LGBTQ+ do mundo, reconhecido por sua diversidade e segurança. Em 2023, o país sediou mais de 300 Paradas do Orgulho LGBTQ+, impulsionando segmentos como turismo de aventura, cultural, gastronômico, esportivo e de celebrações homoafetivas. Clovis Casemiro, da IGLTA, e Thiago Malva, editor do Site Finíssimo, discutiram estratégias para agentes de viagem fidelizarem este público e expandirem suas ofertas, reforçando o Brasil como um destino inclusivo e atrativo.
Arena estratégica
O SEBRAE promoveu o painel “Territórios Empreendedores: Como Desenvolver Territórios Turísticos”, destacando experiências do Nordeste Goiano (GO) e Litoral Ocidental (MA). Participaram Charles Dumaresq (SEBRAE/GO), Flávia Nadler (SEBRAE/MA), Adriano Paulino (Associação Kalunga), e o empresário Branco Melo. O debate focou no turismo como ferramenta de desenvolvimento, geração de renda e valorização cultural, reforçando a importância de parcerias para o turismo sustentável.
Arena inovabilidade
Fernando Mesquita (presidente da Rural Tour) esteve presente na Arena Inovabilidade para falar sobre Turismo Inclusivo. Com uma abordagem leve e divertida, o presidente contou sobre seu trabalho no meio rural e evidenciou a importância do turismo de experiência, com produtos artesanais e agrícolas. Mesquita ainda explicou sobre a necessidade do equilíbrio na sustentabilidade social. O público participou da apresentação com perguntas e comentários, demonstrando interesse pelo tema em diversas áreas: rural, hoteleiro, aviação, comercial, entre outros. O palestrante ainda reforçou a importância da comunicação como uma via de mão dupla entre empresas, fornecedores e pessoas PCD’s para fornecer o melhor atendimento.
Sobre a ABAV Nacional
A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País. A ABAV é membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação e integrante do WTAAA – World Travel Agencies Association Aliance, Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global.
Sobre a ABAV Expo
A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é a maior feira de turismo da América Latina. O evento reúne profissionais do Turismo do mundo todo e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. Considerado como o único evento itinerante no país, promove destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro, em setembro de 2023, sendo considerada a maior feira de Turismo no Brasil dos últimos anos, com mais de 42 mil visitantes. Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br