A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), realizou um primeiro encontro preparatório para a 4.ª Conferência Estadual de Políticas e Direitos LGBT. O evento aconteceu no auditório do Solar da Marquesa de Santos, na região central de São Paulo.
O encontro teve como objetivo identificar contribuições para o processo de organização e funcionamento da conferência, que vai ocorrer em agosto de 2025. Participaram gestores de políticas para a população LGBT, representantes de organizações, coletivos e fóruns em defesa dos direitos dessa comunidade, pesquisadores e especialistas na área.
Na ocasião, o secretário-executivo da SJC, Raul Christiano, ressaltou a importância do evento como espaço fundamental para a discussão e promoção de políticas inclusivas e igualitárias para a comunidade LGBT. “Este é um momento de reflexão e de busca por soluções que garantam o respeito a todas as pessoas”, disse Raul.
Para o coordenador da CPDS, Rafael Calumby, foi uma oportunidade para debater questões essenciais com os representantes das coordenações, assessorias e conselhos municipais, que trabalham com a defesa dos direitos da população LGBT. Em breve, as percepções do primeiro encontro serão compartilhadas com o Conselho Estadual LGBT.
“Tivemos hoje a possibilidade de respeitar o pacto federativo, onde o município e o Estado dialogam para levar as propostas, tanto para a conferência estadual como para a conferência nacional. Foi uma preparação de pauta para nosso encontro com o Conselho Estadual”, destacou o coordenador.
Também estiveram presentes no encontro a coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e Cidadania, Maísa Costa, o diretor do Museu da Cidade de São Paulo, Marcos Cartum, e o supervisor de curadoria do Museu da Cidade de São Paulo, Henrique Siqueira.
Ao final do evento, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado em 29 de agosto, foi celebrado com palestra da psicóloga da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Thais Lasevicius.