Em uma recente apresentação sobre as “Estratégias de Promoção Internacional”, que aconteceu no dia 13/08, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a importância de São Paulo no desenvolvimento do turismo nacional. Freixo enfatizou que sua missão é gerar emprego e renda no setor, além de promover um trabalho conjunto com o trade turístico: “Podemos pensar e fazer juntos”, afirmou.
Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, ressaltou o crescimento de 21% na entrada de turistas internacionais no Brasil entre janeiro e junho, totalizando 3,5 milhões de visitantes. Apesar desse avanço, Reis apontou que o market share brasileiro ainda é baixo, exceto em mercados como o Paraguai, que representa 27% do turismo internacional no País.
Reis também anunciou a criação da Galeria #VisiteBrasil, uma experiência imersiva que destaca a Amazônia como porta de entrada para visitantes internacionais, com ações previstas em Nova York. A Embratur ainda pretende concluir seu plano de marketing internacional até junho do próximo ano, consolidando campanhas de publicidade para consumidores finais e o público B2B.
Fabio Montanheiro, gerente de Inteligência de Dados e Competividade da Embratur, destacou um estudo que mostra que eventos impactam em quase 40% o desembarque de turistas. Ele também apresentou as novidades no site da Embratur, que incluem painéis interativos sobre a chegada de turistas, receitas turísticas, malha aérea, sustentabilidade e empregos no setor.
Nova Marca e Campanha “StopOver SP”
Toni Sando, presidente da Fundação 25 de janeiro, aproveitou o evento para lançar a nova logomarca da entidade, que unifica as marcas São Paulo Convention & Visitors Bureau e Visite São Paulo. Sando também deu detalhes sobre a campanha “StopOver SP”, uma parceria que permite aos visitantes explorarem São Paulo durante suas conexões de voo sem taxas adicionais, incentivando a descoberta da cidade e do interior do estado.
A apresentação reforça a importância de São Paulo no cenário turístico internacional e as novas estratégias da Embratur e do Visite São Paulo prometem alavancar ainda mais o setor, atraindo visitantes e consolidando o Brasil como destino de destaque.