Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Turismo

Parque Bondinho Pão de Açúcar inicia comemorações dos 110 anos e apresenta projeto, ainda em aprovação, de uma tirolesa para 2022

No ano em que completa 110 anos, com um legado histórico de inovação e pioneirismo, o Parque Bondinho Pão de Açúcar dá mais um passo na direção de se tornar a melhor plataforma integrada de experiências sustentáveis em turismo, entretenimento e mídia da América do Sul. Com nova identidade visual e posicionamento, o parque apresenta seus projetos para o ano, que inclui o lançamento de uma tirolesa, que ainda está em aprovação junto aos órgãos competentes, que vai ligar o Pão de Açúcar ao Morro da Urca. O anúncio desse novo e importante momento do Parque aconteceu, ontem (25/05), em um evento corporativo no Anfiteatro do Morro da Urca, que reuniu empresas parceiras e representantes do Governo.
Esse é um momento muito especial porque representa o início da celebração dos nossos 110 anos. Tudo o que planejamos e construímos durante todo esse tempo reflete os nossos valores: Paixão por Encantar, Inovação, Segurança, Integridade, Sustentabilidade e Foco em Resultado. Somos o teleférico mais antigo em operação no mundo, mas temos visão de futuro e seguimos inovando. Foi isso que nos fez chegar até aqui, trazendo para o Rio iniciativas inéditas, e vai nos possibilitar avançar com solidez para os próximos 110 anos“, diz Sandro Fernandes, CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar.
Com o início das comemorações dos 110 anos, o Parque Bondinho prepara para 2022 uma série de iniciativas que vão reforçar a sua imagem como uma plataforma de experiências que alia sustentabilidade, turismo, entretenimento e mídia. Ainda no campo de planejamento e com previsão de inauguração em novembro deste ano, a tirolesa, nova atração, conta com um projeto que vai ligar o Pão de Açúcar e o Morro da Urca, promovendo muita emoção e uma incrível sensação de liberdade. Com 755m de extensão, a tirolesa terá quatro linhas de descida, chegando a uma velocidade de 100km/h e tempo médio de descida de 40 a 50 segundos.
A ideia de uma tirolesa aqui é mais um reforço da nossa estratégia e visão de negócios de tornar o Parque Bondinho Pão de Açúcar a melhor plataforma integrada de experiências sustentáveis em turismo, entretenimento e mídia da América do SulA cada ano, queremos e vamos presentear os nossos visitantes com grandes lançamentos como esse, tendo sempre em mente o nosso propósito de inspirar felicidade em todos que se conectam conosco“, reforça Sandro.

 

NOVO MOMENTO DA COMPANHIA
O Parque Bondinho Pão de Açúcar vive um momento único na sua história. No auge dos seus 110 anos, o Parque se reposiciona e segue criando iniciativas ancoradas em três pilares principais — turismo, entretenimento, mídia – proporcionando experiências sempre surpreendentes e inesquecíveis para um público diverso e plural, de maneira cada vez mais sustentável e responsável.
Tendo em seu DNA a preocupação com o meio ambiente, o Parque Bondinho Pão de Açúcar implementou, ao longo da sua história, diversos programas de sustentabilidade. O mais recente deles é a entrada no mercado livre de energia. Com essa iniciativa, o Parque, que já é considerado baixo consumidor por utilizar um sistema eficiente de energia, ainda contribui com a redução das emissões de carbono, devido à nova adoção de fornecedores renováveis.
Essa ação se junta a outros projetos do Parque focados em sustentabilidade, como de eficiência em energia com uso de painéis solares e sistema regenerativo elétrico; gestão de resíduos sólidos; projeto de preservação ambiental do MoNa (Monumento Natural dos Morros Pão de Açúcar e Urca), que acontece desde a década de 80; e conservação e recuperação da pista Claudio Coutinho e Trilha do Morro da Urca. Também está sendo implementado um planejamento estratégico de ações com base nas ODSs.
Ainda no campo de sustentabilidade, o Parque Bondinho anuncia que implementou a iniciativa inédita de um projeto de neutralização de carbono. Com essa iniciativa, o Parque passou a mapear as fontes de emissão de gases em toda a sua operação, além de calcular o carbono gerado. Para obter a neutralização, compensando o que foi emitido, o Parque adquiriu créditos de um projeto nacional certificado pela ONU, cujo saldo de emissão é negativo.
Na parte de entretenimento e mídia, o Parque Bondinho Pão de Açúcar tem uma história repleta de iniciativas únicas e de sucesso tão representativas para a cena cultural carioca, especialmente, quando casadas com marcas, como foi o caso da retomada do festival Tim Music Noites Cariocas. Aliada a essa visão estratégica da companhia e diante de tantas novidades, o Parque Bondinho reforça seu posicionamento como importante espaço de mídia, abrindo oportunidade de patrocínio para marcas poderem se conectar com toda essa nova atmosfera, como foi o caso da Refit, que se tornou a primeira patrocinadora oficial do Parque.
Entre outros exemplos de experiências únicas já proporcionadas em parcerias, estão a ação realizada pela Aperol, que montou um bar exclusivo dentro de um bonde de 1972, o Aperol Spritz Sunset Bar, com drinks especiais para os turistas durante o verão carioca; a parceria com a Livelo, que lançou seu primeiro ponto físico do Rio de Janeiro no Parque Bondinho, proporcionando aos seus clientes o acúmulo e regaste de pontos na compra de ingressos para o Parque; e a Granado que está presente em todos os banheiros do Parque. Isso tudo somente em 2022.
Em anos anteriores, o Parque criou junto ao Booking um quarto de hotel dentro do bonde de 1972, onde dois casais puderam passar uma noite, cada, lá em cima do Morro da Urca. Em outra ação comercial audaciosa, a Porsche içou um Porsche 911 por helicóptero e o pousou no Pão de Açúcar para o lançamento do carro para um público seleto de compradores do automóvel.
Além de toda a estratégia já comentada, o Parque se planejou também do lado da tecnologia para suportar e acelerar o crescimento desenhado na visão de negócios para 2025. Para isso, está trabalhando no lançamento de um laboratório de startups para impulsionar iniciativas voltadas aos setores de turismo e entretenimento. A proposta, pioneira e alinhada com os valores do Parque Bondinho Pão de Açúcar, vai acelerar startups por meio de uma parceria com a gestora de fundos de startups MSW, propondo novas soluções e inovações aos setores em uma iniciativa totalmente inovadora no mercado do turismo brasileiro.
Para corroborar ainda mais com esse desenvolvimento de alicerce tecnológico, o Parque Bondinho adquiriu no fim de 2021, uma agência de viagens nativa digital, a C2Rio. Através do know-how digital dessa agência, lançou um marketplace de destinos e uma plataforma de gestão de vendas multicanal direcionada ao atendimento do mercado turístico, abrindo sua atuação no mercado B2B. Essas três operações agora formam um grupo denominado TAH — Travel Activities Holding.
Com a presença dessas novas operações, o Parque Bondinho anunciou a criação de holding que englobará o próprio parque, as empresas integrantes da TAH, uma administradora de parques e em breve novas operações.

Somos um monumento em constante movimento, que se reinventa e se expande. E estamos sendo guiados pela nossa visão de futuro que, aliada ao pioneirismo da nossa história, ainda vai trazer novidades que vão tornar a experiência dos nossos visitantes ainda mais sustentável e mais encantadora. Temos uma visão bem clara e definida de onde queremos chegar e estamos no melhor caminho“, finaliza Sandro.

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.