Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Turismo

10/08: Dia Mundial do Turismo LGBTQ+

O Dia Mundial do Turismo LGBTQ + é comemorado em todo 10 de agosto. Seu objetivo é aumentar a conscientização mundial sobre a importância do turismo LGBTQ+, seus aspectos socioculturais e políticos, impacto econômico e geração de emprego em países que recebem turistas LGBTQ+.

A Câmara de Comércio LGBT da Argentina (CCGLAR) e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil buscam promover um turismo inclusivo, responsável, sustentável, seguro e universalmente acessível. Ambas as organizações têm o prazer de convidar todos a participar desta celebração em países e destinos que respeitam e promovem a inclusão e a diversidade de LGBTQ+ para seus residentes e turistas.

O Dia Internacional do Turismo LGBTQ+ é celebrado desde 2020, com atos, declarações e atividades em torno de um tema compartilhado anualmente. Para este ano 2022 o tema escolhido foi: “O futuro do turismo é plural, diverso e inclusivo: vamos construir e defender a igualdade”, alinhado com o slogan proposto pela Organização Mundial do Turismo para este ano, que volta a apostar no futuro, enquanto o setor está em rápida recuperação, reforçando a oportunidade de repensar a forma como fazemos turismo, inserindo todas as pessoas e o planeta, tornando o nosso setor mais sustentável, inclusivo e resiliente.

Em um mundo onde 1 a cada 3 países ainda hoje criminaliza a homossexualidade de alguma forma, todo dia 10 de agosto, representantes de organizações de cada um dos países que acolhem viajantes LGBTQ+ realizam ações e aproveitam a ocasião para enviar suas mensagens para o mundo convidando-os a tomar consciência da importância de fazer do turismo a mais inclusiva e diversa das atividades e a trabalhar pela igualdade em cada um dos países.

O objetivo da data é lembrar os responsáveis por iniciativas que tornaram a viagem mais segura para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais e reconhecer aqueles que priorizaram o respeito à diversidade em seus negócios.

Muitas pessoas ajudaram a moldar o turismo LGBTQ+ como o conhecemos. No entanto, em 1965, foi Bob Damron quem criou a primeira edição do “The Address Book”, o primeiro guia LGBTQ+ que se tem registro na história. Dessa forma, Damron, pioneiro do turismo LGBTQ+, guiou milhares de membros da comunidade LGBTQ+. Ele foi a ponte que os conectou a experiências de viagem seguras. Graças a suas edições, os viajantes puderam chegar a destinos onde receberiam uma recepção calorosa e genuína.

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.